casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são as causas da diarréia com flatulência?

A diarréia é caracterizada por movimentos intestinais muito frouxos ou que ocorrem com muita frequência. A flatulência envolve a passagem de gás do intestino delgado e muitas vezes acompanha outros sintomas gastrintestinais, como a diarréia. Existem muitas causas potenciais de diarréia com flatulência, algumas das quais podem levar a complicações sérias.

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é caracterizada pela incapacidade de digerir e absorver a lactose do açúcar do leite. Diarréia e flatulência estão entre os principais sintomas de intolerância à lactose, de acordo com MedicineNet.com. Outros sintomas podem incluir inchaço, náusea ou dor abdominal.

Doença Inflamatória Intestinal

Doenças inflamatórias intestinais, ou IBDs, são um grupo de doenças auto-imunes que envolvem inflamação crônica no trato digestivo. A doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca e diverticulite se enquadram neste título. Além de flatulência e diarréia, IBDs podem causar febre, fadiga, dor abdominal e perda de peso.

Infecção viral /bacteriana

Muitas vezes erroneamente referida como a "gripe estomacal", a gastroenterite é causada por vírus comuns como adenovírus e rotavírus. A infecção bacteriana geralmente resulta de intoxicação alimentar e compartilha muitos sintomas de infecção viral, incluindo náuseas, vômitos e diarreia acompanhada de gases ou flatulência excessivos.

Síndrome do Cólon Irritável

Síndrome do Cólon Irritável se refere a uma coleção de sintomas do que uma doença. Diarreia e flatulência são sintomas comuns da SII, como inchaço, distensão abdominal e constipação. Enquanto as causas exatas são desconhecidas, os sintomas podem ser desencadeados por sensibilidades alimentares, estresse e outros fatores que afetam o movimento do trato gastrointestinal, de acordo com EMedicineHealth.com.

Aviso

Em casos raros, a diarréia pode levar complicações com risco de vida, como desidratação. Se tiver diarreia acompanhada de febre superior a 102 graus, vômito, desmaio ou sangue nas fezes, procure imediatamente atendimento médico.