Existem muitas razões pelas quais alguém pode sentir fezes moles. A diarréia é o termo comum para fezes moles, aquosas e frequentes, e se torna crônica se persistir por mais de quatro semanas. A maioria dos tratamentos para fezes soltas deve ser adaptada à causa específica, que às vezes pode ser determinada pela natureza das próprias fezes. A diarréia crônica pode ser um sintoma de uma condição mais séria e deve ser verificada por um profissional médico.
Identifique a causa das fezes soltas (se possível). O tamborete humano ideal é similar na cor ao cartão e tem a consistência do dentífrico. Se as fezes forem moles e flutuarem, grudarem na lateral da tigela ou se forem difíceis de limpar, é provável que seja o resultado de excesso de gordura na dieta. Estresse e má alimentação também podem levar a fezes moles mais macias do que o normal. As fezes que são completamente aquosas podem ser causadas por uma variedade de condições, desde intoxicações alimentares até colite.
Evite alimentos perigosos. Se você tiver fezes moles, evite os tipos de alimentos que pode ingerir se estiver constipado. Isso significa ficar longe de café, frutas e vegetais crus, grãos integrais, gordura oleica e alimentos fritos gordurosos. Também não beba leite, cafeína, álcool ou suco de ameixa.
Coma alimentos absorventes e calmantes. Arroz ou torradas secas podem ajudar a firmar as fezes soltas, absorvendo o excesso de água no trato digestivo. As bananas podem ajudar a acalmar um estômago hiperativo.
Use probióticos. Consumir culturas de boas bactérias, como os tipos contidos em alguns iogurtes e suplementos, pode ajudar a devolver sua digestão ao normal e firmar as fezes soltas. 500 mg de Saccharomyces boulardii até quatro vezes ao dia, ou 3 bilhões de unidades de bactérias probióticas formadoras de colônias, até três vezes ao dia, podem ajudar a reduzir ou prevenir fezes soltas.
Tome a medicação com cuidado . A medicação anti-diarreica de venda livre, como Immodium ou Pepto Bismol, pode firmar as fezes e reduzir a frequência. Mas, estes não devem ser invocados por longos períodos de tempo ou em caso de intoxicação alimentar. A diarréia é uma defesa natural contra a intoxicação alimentar e tratá-la, em vez da causa subjacente, pode levar a complicações.
Dica
Por vezes, é recomendado aumentar o consumo total de fibras alimentares. fezes. A ideia é que aumentar o volume sólido no intestino produzirá fezes mais firmes. A casca de psyllium às vezes é recomendada em particular por este motivo. A eficácia desta técnica, no entanto, não está comprovada, e o aumento da ingestão de fibras é geralmente usado para tratar a constipação, pois pode aumentar a freqüência de defecação.