A metformina é um medicamento usado como tratamento para diabetes tipo 2; uma condição em que o corpo não usa adequadamente insulina. A metformina diminui a quantidade de glicose que o corpo absorve dos alimentos ingeridos, reduzindo o nível de glicose no sangue. A metformina, também vendida sob o nome de Glucophage, vem embalada como um líquido ou comprimido e é tomada uma a três vezes ao dia. Os efeitos colaterais são inchaço, náusea e aumento da flatulência. Existem algumas modificações que podem ser feitas em sua dieta para ajudar com o excesso de gases causados pelo uso de metformina.
Tome a pílula de metformina como indicado pelo seu médico. Geralmente, um comprimido é prescrito para ser tomado junto com o jantar. Engula a pílula inteira. Não mastigue nem esmague a pílula, pois isso alterará a maneira pela qual a medicação é absorvida pelo sangue.
Coma pequenas refeições várias vezes ao dia. Refeições menores impedem que o seu estômago fique sobrecarregado de comida. Quando o estômago fica cheio, a comida não digerida fica no sistema digestivo, expandindo e criando gás.
Reduza a quantidade de gorduras e açúcares em sua dieta. Quando grandes quantidades de gordura são ingeridas, as taxas de digestão são reduzidas para evitar que grandes quantidades de gordura sejam liberadas no sangue. Taxas de digestão mais lentas levam ao aumento da flatulência, à medida que o gás se acumula em espaços vazios dentro do sistema digestivo.
Evite comer alimentos condimentados. Alimentos picantes excitam os ácidos digestivos, fazendo com que o gás seja expelido por todo o sistema digestivo.
Tome um suplemento redutor de gás. Simeticona é o ingrediente ativo em muitos medicamentos de alívio de gás sem receita. O gengibre é um remédio natural que pode ajudar a aliviar a náusea e o acúmulo de gases. Regule a digestão adicionando uma porção de iogurte ou suplementos probióticos ativos à sua dieta, para regular o processo digestivo.
Consulte o seu médico, se a pressão e a flatulência excessiva continuarem. Seu médico pode ser capaz de alterar sua prescrição para oferecer algum alívio.
Dica
Verifique os níveis de glicose no sangue com freqüência.
Advertências
Consulte seu médico se estiver grávida, amamentando ou puder engravidar. Consulte o seu prestador de cuidados de saúde se sentir fortes cãibras, inchaço ou diarreia após cada dose de Metformina. Pare de tomar Metformina e entre em contato imediatamente com seu médico se sentir tontura, sede excessiva ou leituras anormalmente altas de glicose no sangue.