Ideação Suicida
Ideação suicida (pensamento suicida) varia em graus. Há uma lacuna entre pensar em suicídio e realmente realizar o ato. Os profissionais de saúde mental classificam a ideação suicida como ativa ou passiva. Certas características são comuns para cada um.
Ideação suicida passiva
Talvez o carro quebrou, um relacionamento acabou ou você perdeu um emprego. Os eventos estressantes da vida podem levar o melhor de nós a pensar: "Eu gostaria de estar morto". Pensamentos fugazes, incluindo pensamentos ilusórios, no entanto, são considerados passivos porque o pensador não agiu de acordo com os pensamentos.
Ideação Suicida Ativo
Quando o pensamento suicida de alguém se tornou ativo, o indivíduo tomou medidas para terminar sua própria vida. Agir para a pessoa deprimida pode incluir escrever uma nota de suicídio, distribuir itens significativos ou apenas planejar como "acabar com tudo".
Como Ajudar
Se um amigo ou membro da família confessa que foi planejando ativamente um suicídio, leve isso muito a sério. Procure ajuda profissional imediatamente. Não deixe a pessoa sozinha até que um profissional de saúde mental tenha concluído uma avaliação.
Se alguém admitir ter pensamentos suicidas passivos, não ignore isso também. Converse com a pessoa para ter uma ideia de se os pensamentos foram fugazes ou um sintoma de depressão. A depressão é uma condição médica séria e precisa ser tratada. Como se comportar
Mostre compaixão em vez de ignorar a situação ou agir com raiva ou chocado com uma pessoa que tenha pensamentos suicidas. Alguém planejando acabar com a própria vida está sofrendo desesperadamente e quer que a mágoa termine. Suicídio não é sobre o fim de uma vida. É sobre acabar com a dor da depressão severa.