O sistema urinário é constituído pelas glândulas supra-renais, artérias renais, rins, aorta, ureteres, artérias ilíacas comuns, bexiga urinária, uretra, e nos homens a próstata. Quando o alimento entra no corpo, várias células o transformam em energia. À medida que a energia é liberada, vários subprodutos químicos se acumulam na corrente sanguínea. Os rins limpam o sangue desse lixo e o transforma em urina. Em seguida, os ureteres transportam a urina para a bexiga urinária. A bexiga então se expande para acomodar o fluido extra. Quando se estende ao limite, a urina é então enviada para a uretra e para fora do corpo. Nos homens, a urina também passa pela próstata antes de ser liberada.
Outros Sistemas
O sistema urinário, como todos os sistemas do corpo, não funciona sozinho. Tem uma relação interdependente com o sistema endócrino, o sistema circulatório, o sistema músculo-esquelético e o sistema nervoso. As glândulas supra-renais, também uma parte do sistema endócrino, secretam uma substância química que permite que os rins regulem eficazmente os fluidos no corpo. Este processo está diretamente relacionado à pressão arterial e ao sistema circulatório. O sistema urinário também está intimamente relacionado com o sistema circulatório em virtude dos processos de limpeza do sangue dos resíduos, remoção do excesso de fluidos e, geralmente, manter outros fluidos em equilíbrio. Os sistemas nervoso e musculoesquelético também desempenham um papel. Eles trabalham em conjunto com o sistema urinário para regular a liberação de urina. As crianças que ainda usam fraldas ainda não desenvolveram totalmente esses sistemas. A bexiga é um músculo que pode se expandir e contrair conforme necessário para acomodar ou expelir a urina. Quando a bexiga está cheia, o sistema nervoso recebe mensagens de que é hora de ir. Os músculos da bexiga e da uretra nos ajudam a "segurá-la" quando não há banheiro à vista.
A importância da saúde urinária
Como o sistema urinário é tão interdependente com outros sistemas do corpo, falha em operar de forma eficaz pode ter sérios efeitos à saúde. Os rins, em particular, são suscetíveis a uma série de problemas. Enquanto alguns problemas são herdados e muitas vezes intratáveis, há muitas coisas que a pessoa média pode fazer para garantir que os problemas renais não se desenvolvam. Primeiro, um bom regime de exercícios e uma dieta saudável são essenciais. As pessoas devem beber muita água e limitar a ingestão de refrigerante, chá e café. Certas drogas podem ter efeitos adversos nos rins, por isso é importante discutir as preocupações com um médico. Finalmente, a pressão arterial deve ser monitorada regularmente. A hipertensão arterial é frequentemente um indicador de problemas renais. Se o problema for detectado cedo, geralmente pode ser resolvido.