Dar medicamentos por injeção requer o uso da seringa certa, da agulha direita e da parte direita do corpo. As seringas também são usadas para remover sangue do corpo durante a doação de sangue, para amostras de sangue e para transfundir sangue para um paciente.
Sobre Seringas
As seringas são feitas de um cilindro cilíndrico redondo, um encaixe justo. pistão e uma ponta onde o centro de uma agulha está conectado. Eles vêm em vários tamanhos, variando de 0,5 a 60 ml. Uma seringa de 1 a 3 ml é normalmente adequada para injeções administradas em tecidos sob a pele, também chamadas de injeções subcutâneas, ou injeções no músculo, também conhecidas como injeções intramusculares. As seringas maiores são usadas para adicionar medicação a linhas intravenosas e irrigar feridas.
As seringas são geralmente classificadas como seringas Luer-Lok ou não Luer-Lok. Esta classificação é baseada no tipo de ponta da seringa. As seringas Luer-Lok possuem pontas que requerem agulhas que podem ser torcidas e travadas no lugar. Este projeto evita que a agulha escorra acidentalmente da seringa. As seringas não-Luer-Lok têm pontas que requerem agulhas que podem ser pressionadas contra a ponta da seringa sem serem torcidas no lugar.
Seringas de insulina
As seringas de insulina são de tamanho pequeno, elas ficam entre 0,3 e 1 ml de medicação. Essas agulhas não são calibradas em mililitros, elas são calibradas em unidades. A maioria das seringas de insulina é calibrada até 100 unidades. As seringas de insulina destinam-se à autoinjeção e são utilizadas para administrar injeções subcutâneas.
Seringa de Tuberculina
As seringas de tuberculina são usadas para o teste de tuberculose. O fluido que eles contêm é injetado diretamente na pele. Esta seringa é pequena e é calibrada em mililitros. Tem um cano longo e fino com uma agulha pré-cheia. A seringa de tuberculina pode conter até 1 ml de fluido. Mesmo que esta seringa é pequena, não pode ser usado para dar insulina.
Sobre Agulhas
A maioria das agulhas são feitas de aço inoxidável. A agulha é oca com um buraco no meio e tem três partes: o cubo, que se encaixa na ponta da seringa; o eixo, que é o comprimento longo da agulha; e o bisel, que é a ponta inclinada da agulha. O bisel cria uma fenda ou orifício estreito na pele de uma pessoa através da qual o fluido na seringa é injetado em uma pessoa. Esta fenda fecha quando a agulha é removida da pele da pessoa para que não haja vazamento de medicação ou sangue. Pontas com bisel longo são mais afiadas e mais estreitas, o que reduz o desconforto quando perfura a pele.
Tipos de Agulhas
As agulhas são diferenciadas com base em seu comprimento e diâmetro. O comprimento das agulhas varia entre 1/2-polegada a 3 polegadas. O diâmetro de uma agulha é medido em medidores. Uma agulha de calibre 25 tem um diâmetro menor do que uma agulha de calibre 19. À medida que o medidor de agulha fica maior, o diâmetro da agulha fica menor. Duas agulhas diferentes podem ter o mesmo comprimento e ter diferentes tamanhos de calibre. Medidores de agulha variam entre 7 bitola sendo o maior a 33 bitola menor. A seleção do medidor é feita com base na espessura de um medicamento a ser administrado. Se a medicação for espessa, uma agulha com um pequeno calibre e grande diâmetro seria a agulha de escolha. Os medicamentos intramusculares são administrados com agulhas longas, enquanto os medicamentos subcutâneos são administrados com agulhas mais curtas.