A dor de uma pedra nos rins pode ser excruciante, então é natural querer saber quanto tempo levará para passar. A má notícia é que pode ser em qualquer lugar de horas a semanas - mas com o tratamento adequado, você pode ficar à vontade enquanto espera que isso passe. Para entender melhor esse processo, é bom saber o que causa pedras nos rins, por que causam dor e como tratá-las.
Pedras nos rins
Pedras nos rins são massas duras de cristais que se formam a partir de minerais encontrados em "Normalmente, os produtos químicos na urina impedem a formação desses cristais. Às vezes, porém, devido à infecção, distúrbio metabólico, dieta ou simplesmente a sorte do sorteio, esses produtos químicos inibitórios não funcionam corretamente. Depois de ter passado a pedra nos rins, o médico pode examiná-lo e dizer que tipo é. Isso ajudará você e seu médico a formular um plano de tratamento: por exemplo, pode ser receitado um diurético especial para evitar a formação de cálculos no futuro; você pode ser instruído a limitar certos alimentos em sua dieta; ou você pode ser testado para problemas metabólicos.
Pedras nos rins e do sistema urinário
Uma pedra nos rins se origina em seu rim, daí o nome. Viaja através da pelve renal, que é uma abertura em forma de funil entre o rim e o ureter. O ureter é um tubo fino que leva de cada rim à bexiga. A pedra nos rins viaja através do ureter para a bexiga, depois sai pela uretra, geralmente no fluxo de urina. A pedra nos rins pode ficar presa em qualquer ponto desta jornada, o que pode causar inchaço e danos a qualquer parte do sistema urinário. Quanto mais tempo ele estiver preso, mais danos ele pode causar.
Pedras nos rins podem ser pequenas, passando pelos rins, ureter, bexiga e uretra sem que o paciente perceba. Eles também podem ter o tamanho de uma bola de golfe e, nesse caso, precisam de cirurgia para serem removidos.
Pedras nos rins maiores que 2-3 mm de diâmetro esticam as paredes do pâncreas e da pelve renal (a abertura do rim ao ureter). Esses músculos começam a ter espasmos; eles estão tentando empurrar a pedra nos rins para fora. É isso que causa dor no flanco, costas e estômago. Uma vez que a pedra tenha passado pelo ureter, a dor geralmente diminui. Em qualquer lugar, de horas a semanas depois, a pedra nos rins passará, provavelmente durante a micção. Em média, as pedras levam entre uma e três semanas para passar. A maioria das pedras que passam sozinhas o fazem dentro de um mês após seu primeiro começo, causando dor.
Se a pedra não passar dentro desse tempo, ela pode estar presa e causar infecção ou outros problemas. se não for removido. Se você fez uma tomografia computadorizada ou um ultrassom e a pedra é maior que 6mm, seu médico pode informá-lo que a pedra é grande demais para passar por si própria e deve ser removida. Um ou dois dos 10 cálculos renais precisam de intervenção médica para passar.
Intervenção médica
Os médicos podem quebrar grandes pedras com tratamentos de ondas de choque, e então você vai passar os fragmentos de sua pedra. Eles também podem inserir um stent para manter o ureter aberto, o que ajudará a passagem das pedras mais rapidamente. Você pode precisar de cirurgia de buraco, ou cirurgia convencional com uma incisão abdominal, dependendo de onde sua pedra está presa.
Home Tratamento
Se o seu médico lhe disse para deixar a pedra passar por conta própria, existem várias ações que você pode tomar para se sentir mais confortável. Tome ibuprofeno - certifique-se de perguntar ao seu médico quanto e com que frequência deve tomá-lo. Sente-se em um banho quente ou use uma almofada de aquecimento no flanco para aliviar a dor. Beba muita água - os médicos recomendam 12 copos de 8 oz por dia para quem sofre de pedras nos rins. Certifique-se de urinar em um coador ou qualquer dispositivo que seu médico forneceu para você usar: você precisa pegar sua pedra quando ela passa, para que você possa entregá-la ao seu médico para análise.