Smog é um poluente atmosférico que se forma na atmosfera quando gases e produtos químicos interagem com a luz solar. O smog pode ter efeitos nocivos na saúde e no meio ambiente de uma pessoa, por causa dos químicos encontrados em muitos tipos de poluição. Embora o smog possa ser visto como uma névoa sobre as cidades, ele também pode atingir os níveis do solo e causar problemas de visibilidade para os motoristas. O smog vulcânico é um tipo de poluição que se forma quando gases e partículas são liberados. de um vulcão em erupção e misture com a luz solar, oxigênio e umidade. Alguns dos produtos químicos na poluição vulcânica podem ser prejudiciais ao meio ambiente, incluindo animais, plantas e seres humanos. Os seres humanos podem experimentar dificuldade em respirar, olhos lacrimejantes e dor de garganta. Este tipo de smog geralmente ocorre nas ilhas havaianas, como o vulcão Kilauea está em erupção todos os dias desde 1983.
Smog fotoquímica
Smog fotoquímico é um tipo de poluição do ar causada por óxido de nitrogênio, hidrocarbonetos e luz solar . O óxido de nitrogênio é comumente produzido a partir da combustão interna dos motores. A poluição fotoquímica é frequentemente predominante em algumas das cidades mais ensolaradas dos EUA, como Los Angeles. Este smog pode ter efeitos nocivos no corpo e causar tosse, palpitações cardíacas, pneumonia e até mesmo câncer de pulmão.
Smog Sulfurous
Smog Sulfuroso resulta de uma alta concentração de óxidos de enxofre sendo liberados no ar, porque de queima de combustíveis fósseis. Este tipo de smog é predominante em Londres e às vezes é chamado de “smog de Londres”. Embora a queima de carvão seja a principal razão pela qual os óxidos de enxofre são liberados no ar, as outras causas derivam da produção de petróleo bruto e minério metálico. . O smog sulfuroso era conhecido por causar problemas respiratórios e pode ser uma preocupação especial para aqueles que têm asma.