Milhões de pessoas em todo o continente norte-americano usam prata coloidal como um suplemento diário e como um tratamento natural para uma ampla variedade de condições. A prata coloidal tem usos históricos e clinicamente documentados como um amplo espectro anti-microbiano. Entre uma grande variedade de doenças e síndromes desconcertantes, a prata coloidal tem sido usada para tratar a artrite reumatóide, a Síndrome de Fadiga Crônica, a Hepatite B, o HIV, a AIDS e uma longa lista de bactérias e vírus em seres humanos e animais. Quando tomado em doses diárias, parece fornecer suporte geral do sistema imunológico.
A prata coloidal tem muito poucos efeitos colaterais e não há interações medicamentosas conhecidas. Os dois possíveis efeitos colaterais mais observados pelos usuários são o Efeito Herxheimer e o transtorno intestinal ocasional. Estes efeitos colaterais são geralmente muito suaves.
A prata coloidal é extremamente segura e barata quando comparada com drogas farmacêuticas.
A prata coloidal é geralmente segura em doses sugeridas
Prata coloidal, usada como um suplemento, tem muito poucos, se algum, efeitos colaterais negativos. Geralmente é seguro tomar 1 a 2 colheres de sopa. de 5 partes por milhão (ppm) de prata coloidal, uma ou duas vezes por dia. Isto é verdade mesmo para os usuários iniciantes da prata coloidal.
Mesmo em maiores quantidades, a prata coloidal, se adequadamente fabricada para produzir um tamanho de partícula muito pequeno e usando somente água destilada pura e 0.999 prata esterlina, deve não resulta em efeitos colaterais na maioria dos usuários regulares.
O Efeito Herxheimer
O Efeito Herxheimer é o efeito colateral mais frequentemente citado entre os usuários de prata coloidal, embora seja raro e a manifestação dos sintomas são geralmente leves. O nome científico para este fenômeno é a reação de Jarisch-Herxheimer.
O principal cuidado com a prata coloidal é para novos usuários cujos corpos possam ser excessivamente tóxicos. Para a primeira semana ou duas de uso, novos usuários devem ter o cuidado de tomar apenas a dose mínima sugerida.
Com qualquer suplemento natural ou antibiótico que atua eliminando patógenos do corpo, pode haver uma desintoxicação tão rápida. que o corpo não pode assimilar as mudanças. Isso pode resultar em algum desconforto que pode incluir calafrios, febre, dores de cabeça, fraqueza e sintomas gripais, como as células do corpo liberam bactérias nocivas.
Colloidal pode destruir bactérias benéficas -
Uso excessivo de prata coloidal tem o efeito colateral relatado de desconforto intestinal e constipação. Este efeito colateral é geralmente leve. É o resultado da prata coloidal atacando bactérias benéficas no trato intestinal.
Em indivíduos afetados, sugere-se que a quantidade de consumo coloidal seja reduzida a dosagens sugeridas até que o problema desapareça. A flora natural do trato intestinal será restaurada ao longo do tempo. Mas, pode ser acelerada pela suplementação com enzimas como lactobacillus acidophilus e bifodophilus. Estes probióticos podem ser comprados em cápsulas e são encontrados naturalmente no iogurte e kiefer que contém culturas vivas e estão disponíveis na maioria das lojas de alimentos saudáveis.
A controvérsia de Argyria
Por causa dos esforços da mídia popular, coloidal a prata está erroneamente associada à condição médica conhecida como argiria. A prata coloidal produzida de forma adequada não causa argiria.
A maioria dos casos modernos de argiria é encontrada em pessoas que trabalham em algum aspecto da indústria da prata e são o resultado de minúsculas partículas de prata que ficam embutidas na pele. No passado, a argiria era iatrogenicamente induzida pelo uso de nitrato de prata (um composto de prata que não deveria ser confundido com prata pura) na forma de gotas aplicadas a membranas mucosas ou injetadas em pacientes.
poucos casos modernos de argiria que foram induzidos pelo consumo de compostos de prata, mais comumente, cloreto de prata, que é um composto de prata e sódio. Este composto não é a mesma substância que a prata coloidal.
Interações medicamentosas
A prata coloidal funciona de uma maneira muito diferente das drogas alopáticas. Não tem interações conhecidas com nenhum produto farmacêutico. Nem deve interferir com outras terapias naturais.
A prata coloidal não é conhecida por ter um efeito cumulativo. As partículas de prata coloidal são excretadas pelo corpo em um curto período de tempo. Portanto, não há necessidade de temer quando se toma prata coloidal durante um período prolongado de tempo.