As diferenças entre o sal do mar Mediterrâneo e o sal de mesa são principalmente nos minerais disponíveis em cada um. Segundo a nutricionista da Mayo Clinic, Katherine Zeratsky, a composição química dos dois tipos de sal é essencialmente a mesma: ambos são, no nível mais básico, cloreto de sódio. No entanto, os minerais, aditivos e sabores nos dois tipos de sal diferem.
O sal do mar Mediterrâneo é obtido a partir da água do Mar Mediterrâneo. A água é recolhida em panelas e deixada evaporar ao sol. Durante o processo de secagem, quaisquer objetos estranhos e organismos encontrados na água são filtrados do líquido salgado para garantir que é puro. Quando a umidade se foi, o sal da água permanece. O sal é geralmente triturado e vendido como está, sem qualquer processamento adicional. O sal de mesa é originário de minas de sal subterrâneas. Quando é removido das minas, é triturado e refinado. O processo de refino remove muitos dos minerais que ocorrem naturalmente no sal de mesa, reduzindo-o simplesmente ao cloreto de sódio.
Minerais naturais
O sal do mar Mediterrâneo contém naturalmente uma grande variedade de minerais. Quantidades vestigiais de flúor, potássio, iodo e magnésio podem ser encontradas no sal do mar Mediterrâneo. Como o sal marinho contém esses minerais extras, seu teor de cloreto de sódio é naturalmente menor por porção do que o sal comum. Sal de mesa regular não contém minerais que ocorrem naturalmente, porque todos os minerais que estavam presentes são removidos durante o processo de refino.
Aditivos
Sal marinho do Mediterrâneo quase nunca contém quaisquer minerais ou produtos químicos adicionados. Sal de mesa regular, por outro lado, freqüentemente contém alguns aditivos para evitar que ele se acumule e estenda sua vida útil. Além disso, se um recipiente de sal de mesa diz que é iodado, isso significa que o iodo foi adicionado a ele. Esta é uma prática comum para os fabricantes de sal de mesa. Se um recipiente de sal de mesa não é iodado, então ele contém apenas cloreto de sódio.
Flavor
De acordo com a Cook's Illustrated, muitos chefs debatem os méritos do sal marinho versus sal comum. O sabor do sal marinho é influenciado pelos minerais presentes na água. É geralmente mais suave do que o sal comum porque contém menos cloreto de sódio por porção. Muitos cozinheiros afirmam que os aditivos no sal de mesa podem afetar negativamente o sabor de seus pratos. No entanto, a Cook's Illustrated descobriu que quanto mais os sais são diluídos, menos perceptíveis as diferenças.
Benefícios para a saúde
A nutricionista da Mayo Clinic, Katherine Zeratsky, diz que o corpo humano precisa de cerca de 200 miligramas de cloreto de sódio por dia para permaneça saudável, mas não mais. A maioria das pessoas ingere muito sódio a cada dia, principalmente em alimentos processados e preparados. Zeratsky diz que nem o sal marinho nem o sal de mesa têm uma vantagem nutricional específica, porque, mesmo no sal marinho, os minerais são encontrados em quantidades tão pequenas que não acrescentam muito à dieta diária. No entanto, comer demais pode ser ruim para sua saúde.