O gás do estômago pode ser embaraçoso, doloroso e um incômodo geral. Inchaço, pressão, ruídos e dores de estômago são todos sintomas. Siga estas dicas para evitar a formação de excesso de gás e se livrar dele quando se tornar um problema.
Prevenir e se livrar do gás estomacal
Reduzir o consumo de alimentos que causam gases, como como feijão, repolho, cebola, banana, maçã e grãos integrais. Não elimine esses alimentos todos juntos, pois todos são muito saudáveis, mas comê-los em quantidades menores. Todo mundo reage de maneira diferente aos alimentos, então preste atenção no que pode estar causando o seu gás e reduza esses alimentos. Além disso, não se esqueça de mastigar bem a comida e comer devagar, pois isso reduzirá a formação de gás.
Beber chá de hortelã ou tomar uma cápsula de hortelã depois de comer. A hortelã-pimenta ajuda a expelir o gás do sistema digestivo.
Beber gengibre ou chá de camomila. Estas ervas têm propriedades redutoras de gás e ajudam a acalmar o sistema digestivo. Beber café depois de uma refeição também pode ajudar, porque o café estimula o ácido gástrico, que promove a digestão.
Tome uma cápsula de carvão ativado sem receita. O carvão vegetal foi mostrado para absorver gás extra, reduzindo assim a quantidade que fica preso no intestino. Tome-o para reduzir o gás depois de comer ou se livrar do gás, uma vez que se tornou doloroso ou incômodo.
Tome um suplemento probiótico regularmente. Probióticos reabastecer as boas bactérias em seus intestinos, que são essenciais para uma boa digestão. Se a sua digestão é saudável, o gás se tornará menos problemático.
Tente medicamentos convencionais como Gas-X ou Mylanta para se livrar do gás aprisionado. Esses medicamentos contêm simeticona, que é um agente formador de espuma que faz com que as bolhas de gás grudem umas nas outras para que possam ser expelidas com mais facilidade.
Tome pílulas de enzimas ou lactose antes de comer. Estes medicamentos sem receita médica ajudam o corpo a digerir alimentos que contêm lactose, o que pode causar gases para algumas pessoas. Enzimas também ajudam na digestão de muitos outros alimentos que causam problemas de gás.
Deite de costas e traga os joelhos para o peito. Isso ajuda a mover o gás para baixo, de modo que ele possa ser expelido mais facilmente.
Dica
Tente reduzir o estresse em sua vida diária, pois isso pode ser um grande fator. Não coma em fuga, porque a alimentação rápida facilita a ingestão de ar e faz com que você mastigue parcialmente os alimentos, que são grandes causas do excesso de gás.
Advertências
Se o gás é muito persistente e acontece regularmente, pode ser um problema digestivo mais grave e deve consultar o seu médico.