O ródio é um elemento que tem usos industriais e também é usado para revestir jóias feitas de outros metais. É bastante raro, com produção sendo apenas cerca de 3 toneladas por ano. Embora os perigos estejam envolvidos com usos industriais, não parece haver problemas de saúde quando o ródio é usado em jóias.
Identificação
O ródio é um metal branco. É o mais raro dos metais não radioativos encontrados na Terra e é considerado o metal mais caro. Seu símbolo na tabela periódica é Rh, e seu número atômico é 45. O ródio é um membro do grupo da platina, que também inclui platina, paládio, rutênio, irídio e ósmio. O ródio é extremamente resistente à corrosão; não manchar; e é durável, duro e reflexivo. Devido à sua raridade, o ródio não tem efeito sobre o meio ambiente.
Ródio na Indústria
O ródio é usado na indústria de engenharia como elemento de liga para endurecer a platina e o paládio. Os compostos de ródio são tóxicos e cancerígenos e devem ser manipulados com cuidado. O pó de ródio é inflamável. No entanto, praticamente não existem relatos de seres humanos afetados pelo ródio. Os Centros de Controle de Doenças questões diretrizes de saúde ocupacional para o tratamento de ródio em ambientes industriais.
Rhodium em Jóias
O ródio é usado para chapeamento de jóias. O elemento metálico é comumente usado para placa de ouro branco e platina, onde aumenta a durabilidade, evita arranhões e melhora o brilho. O ródio é hipoalergênico e é freqüentemente usado como revestimento protetor para ouro branco, que pode conter níquel. Cerca de 15% da população é alérgica ao níquel, portanto, o ródio previne a irritação da pele. O ródio não é maleável e quebraria sua forma pura, portanto você não encontrará jóias de ródio puro. O ródio pode ser usado para chapear metais menos caros, como prata ou latão. Uma vez que o ródio é aplicado, a jóia terá a mesma aparência, não importa o que o metal está por baixo.
Rhodium Dangers
O processo de plaquear as jóias com ródio requer que o ródio seja um pó, então o joalheiro deve usar cuidado. Chapeamento pode desgastar no tempo, dependendo do uso, para que sua pele pode ser exposta ao metal debaixo do ródio. O ródio em si, usado como revestimento ou ocasionalmente misturado com outros metais para formar jóias, não tem nenhum risco documentado para o usuário das jóias.