Os desfibriladores de marcapasso são pequenos dispositivos médicos implantados no peito de uma pessoa com problema cardíaco. Quando o ritmo cardíaco se torna anormal, o desfibrilador do marcapasso "se apaga" e libera um pequeno choque elétrico no coração para corrigir o ritmo cardíaco anormal. Para manter a boa saúde, aqueles com desfibriladores de marcapasso e aqueles que são candidatos a ter um implante, precisam saber o que fazer quando o desfibrilador de marcapasso dispara.
Segurança e Relaxamento
Antes de tudo, certifique-se você está em um ambiente seguro. Por exemplo, se você estiver operando maquinário, desligue o maquinário para que você não se machuque se o problema cardíaco que causou o desfibrilador do marca-passo disparar fizer com que você perca o controle do equipamento. Se você estiver de pé, sente-se para não cair se perder a consciência. Em seguida, use técnicas de relaxamento, como respiração controlada e meditação para retornar a sua frequência cardíaca ao normal.
Ajuda
Peça ajuda a alguém. A melhor maneira de fazer isso é chamar uma ambulância e ter alguém que esteja presente com você até que ela chegue. Se possível, entre em contato com o hospital para o qual a equipe de emergência irá transportá-lo ou que inseriu o desfibrilador do marcapasso. Se você não puder fazer isso sozinho por causa de sua condição, o pessoal de emergência pode fazer isso para você a caminho do hospital. Isso é importante porque seu cardiologista precisa saber que você está tendo um episódio para tratá-lo e avaliar a funcionalidade do desfibrilador de marcapasso que ele prescreveu para você.
Avaliação do ambiente
Se você se sentir bem mesmo que o desfibrilador tenha disparado, olhe para o seu entorno. Determine se um fator externo influenciou ou não o desempenho do desfibrilador do marcapasso. Por exemplo, rádios, telefones celulares ou ferramentas e dispositivos operados por bateria podem gerar campos magnéticos que podem desativar o desfibrilador de marcapasso mesmo quando você não está tendo um episódio cardíaco. Se você estava envolvido em atividades que o colocam perto de qualquer um desses dispositivos, pode ser que não haja nada de errado com você. Mesmo se você estiver bem, relate o evento do desfibrilador do marcapasso ao seu cardiologista. Se você estiver sentindo dor no peito, tontura, desmaio ou falta de ar, é mais provável que seu ambiente não seja o problema e que você realmente precise de cuidados médicos.