Tem havido muita controvérsia sobre a ingestão de água alcalina. A água tem um balanço de pH natural (hidrogênio não acoplado versus moléculas de hidrogênio e oxigênio) de cerca de 7 em uma escala de 1 a 14. Indo longe demais na escala em qualquer direção pode ser perigoso.> Uma escola de pensamento diz que, para viver uma vida mais saudável, você deve tentar manter seu corpo menos ácido. Mas diferentes partes do corpo têm diferentes níveis de pH: o estômago é bastante ácido, os intestinos, mais alcalinos. Então, na verdade, você não pode trazer seu corpo para um equilíbrio de pH sem causar algum dano a si mesmo. Além disso, não pode ser realizado por beber água alcalina.
Ionizers
A parte perigosa de beber água alcalina são ionizadores de água. Supostamente, os ionizadores de água alteram o equilíbrio de pH da água da torneira e a tornam mais alcalina. Mas, em geral, esses ionizadores fazem muito pouco para alterar o pH da água e não fazem absolutamente nada para filtrar a água. Quando você usa um ionizador sozinho, a água pode não ser filtrada corretamente.
Beber água alcalina também pode afetar negativamente o seu estômago. O estômago produz ácido para decompor e digerir comida e bebida. Quando você bebe água alcalina, o estômago tenta reduzir o pH da água. Ele faz isso criando mais ácido, o que pode causar indigestão ou complicar uma condição como uma úlcera.
Metais
Metais são mais altamente concentrados em água alcalina. Em concentrações menores, esses metais podem não ser um grande problema, mas metais concentrados podem interferir no funcionamento da glândula tireóide.
O pH ideal da água é aproximadamente entre 7,4 e 7,6. A água potável deve ser filtrada e tratada, mas a água que é muito ácida ou alcalina pode ser prejudicial. Conclusão: Beber água natural é melhor.