O gás natural é um combustível fóssil. É formado quando camadas de plantas e animais enterrados são expostos a pressão e calor por milhares de anos. O gás natural é composto principalmente de metano. O metano é um composto altamente inflamável. Em sua forma mais pura, o gás natural é incolor e inodoro. Empresas de fabricação de gás adicionar um toque de aviso que ajuda na detecção de qualquer vazamento de gás natural. Embora o gás natural desempenhe um papel importante na indústria automobilística, onde é usado extensivamente como combustível em veículos, o vazamento de gás natural pode causar sérios problemas de saúde.
Problemas comuns de saúde
Exposição ao gás natural por vazamentos de gás pode ser prejudicial. Pode levar a explosões e representar sérios riscos à saúde que às vezes são fatais. Pequenos vazamentos de gás se acumulam durante um período de tempo e adicionam uma quantidade significativa de poluentes que estressam o sistema imunológico e outras funções corporais. De acordo com a National Library of Medicine, "Se um vazamento de gás natural ocorreu e é grave, o oxigênio pode ser reduzido, causando tontura, fadiga, náusea, dor de cabeça e respiração irregular". Vazamentos de gás podem causar sérios danos às plantas, afetando assim também o ecossistema ambiental. Asfixia
Um dos principais efeitos à saúde do vazamento de gás natural (ou exposição ao metano) é a asfixia. É uma condição de saúde grave, onde o corpo não é capaz de obter suprimento de oxigênio suficiente, o que pode levar à perda de consciência, danos cerebrais e morte. Pessoas com alta sensibilidade química são mais suscetíveis a esta doença.
Efeitos no Sistema Respiratório
Vazamentos e subsequente combustão de gás natural liberam grandes quantidades de vapor de água, cinzas, compostos orgânicos voláteis e fumaça tóxica na atmosfera . Essas partículas e substâncias passam pelo nosso sistema respiratório e entram profundamente nos pulmões e no corpo, causando doenças respiratórias. Além disso, o gás natural é mais leve que o ar e, portanto, sobe, concentrando-se mais perto da cabeça. Sintomas associados, como pneumonia, náuseas, vômitos, respiração irregular, perda de memória, fadiga, dor sinusal e cefaleia também são relatados devido à exposição a vazamentos de gás natural em concentrações mais baixas. Alguns outros efeitos adversos incluem flatulência, diarréia, constipação, depressão, prurido nos genitais e dor nas mãos e pernas.
Efeitos fisiológicos
Metanotiol (metil mercaptano) ou etanotiol (etil mercaptano) é o odorante que é adicionado pelas empresas de gás natural para detectar seu vazamento. Quando inalado em quantidade suficiente, o etanotiol provoca efeitos fisiológicos como tonturas, dores de cabeça, vômitos, tremores, febre e inconsciência. O gás natural também pode conter vários contaminantes como PCBs (bifenil policlorados), benzeno, tolueno e radônio (o radônio está presente no gás natural em seu estado original). Inalamos o benzeno e o tolueno durante vazamentos de gás. Eles representam graves ameaças à saúde. PCBs, benzeno e radônio são carcinogênicos (causadores de câncer), enquanto o tolueno pode causar danos reprodutivos.