A distinção entre o lençol freático e a superfície piezométrica, também conhecida como potenciométrica, é a diferença entre a superfície natural da água em um aquífero subterrâneo e a superfície da água em um poço de monitoramento em um aquífero confinado. Ambas as medições são usadas para descrever as taxas de recarga e descarga, que são necessárias para descrever a quantidade e a qualidade do abastecimento de água.
Aquífero
Um aquífero subterrâneo é o recipiente subterrâneo de água. Pode ser confinado ou não confinado. Um aqüífero não-confinado é cercado no topo por uma camada altamente permeável chamada zona saturada, onde muita água da chuva se infiltra na camada do solo, recarregando o aqüífero a altas taxas. Um aqüífero confinado, também conhecido como fonte de água artesiana, tem uma camada permeável limitada no topo, talvez uma rocha porosa abaixo da zona saturada do solo, resultando em menores taxas de recarga, mas teoricamente mais limpa e mais naturalmente filtrada. br>
Recarga é a taxa e o volume no qual a água da chuva se infiltra através de zonas saturadas em um aqüífero. Quando a taxa de recarga é maior que a taxa de descarga, os níveis de água aumentam. As taxas de recarga são informações úteis se a contaminação da água subterrânea for um problema; as taxas são usadas para determinar como os níveis de contaminação dentro de um aqüífero podem ser reduzidos através da diluição. Recarga está relacionada a flutuações sazonais; mais água recarrega o aqüífero no inverno e na primavera com mais precipitação.
Descarga
A descarga reflete a quantidade de água que sai do aqüífero. A água subterrânea contribui para os volumes de água da superfície e influencia os fluxos. Ventos, rios, córregos e lagos são geralmente conectados a fontes de água subterrânea que lhes fornecem água. Mudanças sazonais afetam a descarga quando o clima mais quente aumenta as taxas de evapotranspiração.
Water Board
Abaixo da superfície, muitas camadas irregulares de solo, rocha e água interagem com a precipitação e águas superficiais para alterar os volumes das águas subterrâneas. As camadas irregulares criam fluxos subterrâneos que influenciam a descarga para a água da superfície e distribuem e /ou redistribuem minerais e contaminantes. O lençol freático é a superfície na qual a pressão da água é igual à pressão atmosférica. É representado em mapas como uma linha através de um aqüífero.
Piezometric Surface
Um piezômetro é uma ferramenta especial que é usada para fazer medições dentro de um aqüífero. Está submerso dentro de um poço abaixo da zona saturada, através de rochas menos porosas. Muitos poços piezômetros são perfurados dentro de um aqüífero confinado em determinados locais. A superfície piezométrica da água é o nível de água dentro de um poço piezométrico em um aquífero confinado. É representado nos mapas como uma linha entre as paredes de um poço. Quando várias medições de superfície piezométrica estão disponíveis, um hidrogeólogo pode determinar as taxas de recarga e descarga e, mais importante, a direção e as taxas do fluxo da água subterrânea. Superfícies Piezométricas vs. Tabelas de Água
Superfícies piezométricas podem diferir da linha de lençol freático . Cálculos baseados em níveis superficiais piezométricos em comparação com os níveis do lençol freático mostram como os volumes e qualidades da água subterrânea podem mudar. Influências sazonais, contaminantes ou climáticas podem ser correlacionadas a mudanças, fornecendo informações importantes sobre gerenciamento de recursos.