casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que ocorre quando os níveis de saturação de oxigênio são altos?

O oxigênio pode ser uma faca de dois gumes. Por um lado, precisamos de oxigênio para sobreviver. Por outro lado, quando expostos a concentrações mais elevadas de oxigênio, os níveis de saturação aumentam e podem representar problemas de saúde potencialmente fatais. Enquanto o oxigênio compõe quase 21 por cento do ar que normalmente respiramos, é quando estamos expostos a níveis mais altos de oxigênio por um longo período de tempo que cria os problemas.

A saturação de oxigênio é a quantidade de oxigênio transporta sangue que se liga às moléculas de hemoglobina, e também é chamado de oxihemoglobina. Os profissionais médicos geralmente expressam isso como uma porcentagem, como 98%. A saturação de oxigênio também é chamada de SpO2.

Níveis normais

Normalmente, um intervalo de 96-100 por cento de saturação é considerado normal. O intervalo saudável geral, no entanto, é de 95 a 98 por cento. Uma pessoa não consegue atingir 100 por cento de saturação apenas no ar ambiente; oxigênio suplementar seria necessário. Uma pessoa pode receber 100 por cento de saturação, tipicamente em um ambiente clínico ou hospitalar através de uma máscara facial com um suplemento de oxigênio suplementar. De acordo com o Favorite Plus, “o oxigênio, como qualquer droga, pode ter efeitos tóxicos. Assim, se um oxímetro de pulso (um dispositivo que mede a saturação de oxigênio) exibir 100% de saturação, os pacientes podem estar recebendo quantidades supérfluas de oxigênio. No entanto, 100 por cento de saturação pode ser aceitável para certas condições, como anemia, onde o oxigênio tem problemas no sangue.

Toxicidade do oxigênio

A toxicidade do oxigênio, também chamada intoxicação por oxigênio ou intoxicação por oxigênio, é definida como muito oxigênio nos tecidos do corpo. Isso ocorre quando uma pessoa inala muito oxigênio concentrado, como quando recebe oxigenoterapia.

Existem dois tipos principais de toxicidade por oxigênio: Toxicidade do Sistema Nervoso Central (SNC) e Toxicidade Pulmonar. Chamados para os sistemas do corpo que afetam, esses dois tipos afetam principalmente os mergulhadores de águas profundas, mas podem afetar outras pessoas, incluindo aqueles que recebem oxigênio hiperbárico e bebês prematuros.

Os sintomas de toxicidade do sistema nervoso central incluem alterações na visão, náuseas, alterações auditivas, irritabilidade, ansiedade, confusão, espasmos musculares, tontura e convulsões. A toxicidade pulmonar ocorre em pulmões consistentemente expostos a altos níveis de oxigênio e se deteriora rapidamente, como na traqueobronquite e no dano alveolar.