Como o fígado usa diferentes aminoácidos
Como as proteínas se decompõem em aminoácidos componentes durante os períodos de jejum, fome e exercício intenso, o fígado pode converter esses aminoácidos (exceto leucina e lisina) em glicose através da gluconegênese. O corpo pode então usar a glicose como fonte de energia.
Os aminoácidos podem ter muitas funções, mas aqui estão como os aminoácidos específicos funcionam dentro do fígado: • O aminoácido arginina contribui para o metabolismo lipídico do fígado. Também neutraliza a amônia. Esta função ajuda a desintoxicar o fígado e permitir que ele se regenere. • A citrulina desintoxica a amônia e funciona principalmente no fígado. • O fígado produz glutationa usando os três aminoácidos - cisteína, ácido glutâmico e glicina. Uma deficiência de glutationa pode causar perda de coordenação, tremores e problemas mentais. • A metionina aumenta a produção de lechitina no fígado, o que ajuda a baixar os níveis de colesterol. • A serina armazena a glicose produzida no fígado. • A treonina impede o acúmulo de gordura no fígado.
Cuidados com os aminoácidos eo fígado
O consumo excessivo de proteína é perigoso para pessoas com doença hepática. Se você tem uma condição de fígado, não complemente sua ingestão de proteína. Isso fará com que seus rins e proteínas trabalhem horas extras para se livrar do excesso. Este cuidado se estende à suplementação de aminoácidos. Os suplementos são muitas vezes mais do que o corpo precisa e você pode obter muito de uma coisa boa se você tiver problemas de fígado. Não use suplementos de aminoácidos se você tiver problemas no fígado.