O termo látex refere-se a uma das duas definições possíveis. A primeira definição refere-se ao produto branco leitoso da seringueira que é usado para fazer borracha natural. A segunda definição refere-se a um produto sintético feito de petróleo. Borracha feita de látex natural é biodegradável, mas a borracha sintética não é. No entanto, o termo biodegradável tem graus de significado e o látex natural não é tão biodegradável quanto o pão ou alguns outros produtos feitos pelo homem.
O que significa biodegradável?
Um material que é biodegradável pode ser quebrado em partículas elementares básicas através de processos naturais, como várias formas de intemperismo e passagem do tempo. Antes da era industrial, quase tudo o que os humanos produziam era biodegradável. Produtos sintéticos, feitos a partir de produtos químicos em vez de produtos naturais, muitas vezes resistem ao intemperismo de tal forma que as pessoas os categorizam como não biodegradáveis. Graus de biodegradabilidade - Praticamente todos os produtos feitos pelo homem são biodegradáveis porque tudo eventualmente se divide em partículas mais básicas. Quando as pessoas usam o termo biodegradável, elas estão realmente se referindo à taxa em que algo se quebra. Uma lata de alumínio eliminará átomos de alumínio, que são certamente naturais, mas a uma taxa tão lenta que a vida humana não testemunhará muita mudança. Um pedaço de pão, mesmo que seja feito pelo homem, vai quebrar ou ser consumido por animais a uma taxa muito mais rápida.
Látex Natural
Os fabricantes de borracha derivam látex natural principalmente a partir de seringueiras, que são nativa do Brasil. Essas árvores foram transplantadas com sucesso para o sudeste da Ásia há mais de um século. Os produtores de látex batem nas árvores, que produzem um fluido branco leitoso. Este fluido é tratado e concentrado para criar borracha de látex natural. A partir desta substância, os fabricantes fabricam uma variedade de produtos, como luvas e preservativos. Itens feitos de látex natural são biodegradáveis, mas eles se biodegradam a uma taxa muito mais lenta do que outras substâncias. Eles não são comestíveis, por isso apenas o desgaste pode quebrá-los em suas partículas elementares.
Borracha Sintética
A borracha sintética é feita de petróleo. Esta última substância é natural, assim como o látex, mas os produtores de borracha colocam o petróleo através de um processo conhecido como polimerização. Este processo cria longas cadeias de moléculas chamadas polímeros. Esses polímeros são projetados para resistir ao intemperismo. Eles não se quebram em qualquer lugar quase tão rápido quanto o látex natural. Produtos feitos de borracha sintética incluem muitos brinquedos, pneus e luvas de plástico.