Seu cérebro pode ser considerado um exercício muscular e cerebral que pode ajudar a fortalecer e aumentar a matéria branca. Aprender novas habilidades, interação social, exercício físico e dieta podem melhorar a função cerebral.
Exercite seu cérebro. A aeróbica cerebral envolve sua atenção, envolve dois ou mais sentidos e interrompe sua rotina de fazer as coisas, de acordo com o Dr. Peiris.
Desligue sua televisão e jogue xadrez ou faça palavras cruzadas. Leia algo diferente do que você faria normalmente e faça aulas de dança ou culinária. Assumir um projeto fora do seu alcance normal de atividades. O estudo de Oxford sugere que aprender uma nova habilidade pode ser mais importante para o crescimento cerebral do que praticar algo que você já conhece, de acordo com o pesquisador Arne May.
Mude seus hábitos e rotinas. Pegue um caminho diferente para o trabalho, escove o cabelo com a outra mão, ou coloque suas meias por último, se você normalmente as coloca primeiro. Seu cérebro quer ser desafiado, e ativando caminhos diferentes, em vez de rotas bem gastas, dá-lhe o exercício e o estímulo necessários para aumentar a massa branca.
Exercite seu corpo. Quando você move seu corpo, seu cérebro também se exercita, relata Peiris. Deve estimar distâncias e praticar o equilíbrio. Um estudo realizado na Universidade de Illinois descobriu que o exercício aeróbico pode aumentar a massa branca e o volume de cinza, segundo o "The Wall Street Journal". Três horas de caminhada rápida a cada semana não só melhora a cognição e a memória: ela pode realmente reverter a degradação cerebral. O exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e contribui para o crescimento do cérebro.
Coma bem para aumentar a massa branca. Os ácidos graxos ômega-3 protegem o cérebro e promovem a melhora da cognição e da memória, relata o Dr. Julius Goepp, da Life Extension Foundation. Os adultos que ingerem mais ácidos graxos ômega-3 têm mais matéria cerebral e mais cérebros funcionais, de acordo com um estudo de 2007 publicado na revista "Neuroscience". Goepp relata que estudos publicados na edição de 2009 da "Annual Review of Nutrition" e no "Journal of Nutrition, Health and Aging" de 2009 sugerem que os ômega-3 ajudam as conexões do cérebro a crescer, cuja base é a substância branca.