casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O uso de isótopos de hidrogênio

O hidrogênio tem três isótopos, chamados hidrogênio ou protium, hidrogênio pesado ou deutério e trítio. Os dois primeiros - prótio e deutério - ocorrem na natureza em quantidades detectáveis, mas o terceiro isótopo, trítio, é uma espécie instável produzida em reações nucleares. Devido às tremendas diferenças de massa entre os três isótopos, elas diferem notavelmente em suas propriedades físicas e usos. Os usos desses isótopos são discutidos abaixo.

Uso de hidrogênio ordinário

O hidrogênio ou o protium comum é representado como H. Uma das aplicações do hidrogênio é a hidrogenação de materiais, como o nitrogênio (para produzir amônia). ), monóxido de carbono (para dar metanol e uma variedade de outros produtos úteis), carvão (para produzir gasolina sintética) e gorduras insaturadas ou líquidas em gorduras sólidas (para uso como alimento ou sabonetes).

é um agente redutor eficaz para a preparação de certos metais como o tungstênio em estado puro. É utilizado na produção de alta temperatura por meio de chama oxyhydrogen para fins de soldagem. O hidrogênio é um bom agente de elevação no enchimento de balões e dirigíveis.

O uso de hidrogênio pesado. O deutério ou hidrogênio pesado foi encontrado como uma fonte de deutério, que é capaz de iniciar várias transformações nucleares através da formação de hidrogênio. núcleo composto a energias relativamente baixas.

É usado na preparação da bomba de hidrogênio.

O hidrogênio pesado tem sido usado na preparação de compostos de deutério que têm muitos usos. O deutério é usado como moderador em reatores nucleares para diminuir a velocidade de nêutrons que se movem rapidamente.

O deutério e seus compostos são usados ​​como um "marcador" no estudo do mecanismo de várias reações químicas e metabólicas. ocorrendo no corpo. Por exemplo, com a ajuda do deutério, foi demonstrado que o ácido butírico (um componente da manteiga) nunca é armazenado no corpo e é uma fonte imediata de energia que é imediatamente consumida, enquanto o ácido esteárico (um componente da banha) é consumido. não usado de uma só vez e, portanto, é útil na construção de estoque reverso no corpo.

Uso de Trítio

Trítio tem a possibilidade de uso como um marcador radioativo artificial em química, medicina e biologia. É usado em reações de fusão nuclear. O trítio é uma fonte de tritões, que são usados ​​em várias transformações nucleares. O trítio também é de uso potencial no processo termo-nuclear. O hidreto de trítio, TH, é um composto muito importante do trítio. TH é usado na preparação de vários compostos orgânicos contendo este isótopo radioativo.