Um banho de esponja morna pode reduzir a febre e o estresse quando realizado corretamente. Geralmente, esse tipo de atendimento é oferecido em um ambiente hospitalar para reduzir uma temperatura elevada, mas pode ser completado facilmente em casa. "Textbook of Basic Nursing" aconselha que o banho deve ser administrado por pelo menos 30 minutos para ser eficaz. Monitoramento constante da temperatura corporal do paciente é essencial, para que não caia abaixo do normal.
Explique para o paciente o que você estará fazendo. O banho é ineficaz se o paciente está nervoso ou com medo. Registre a temperatura antes de começar o banho. Reúna os suprimentos necessários: bacia de banho, vários panos, toalhas e uma folha de banho. Encha a bacia do banho com água morna, 80 a 90 graus Fahrenheit. Pode ser necessário reabastecer a bacia várias vezes durante o banho, para evitar que a água fique fria demais.
Enxugue quatro panos na água morna e torça o excesso. Coloque um pano sob cada um dos braços do paciente e um de cada lado da virilha. Os vasos sangüíneos estão próximos à pele nessas áreas, e isso ajudará a resfriar o paciente com mais eficácia. A princípio, o paciente ficará gelado com isso; deixe vários minutos para o corpo dele se ajustar à temperatura da água.
Banho
Esponja cada um dos membros do paciente por cinco minutos. Mantendo a metade inferior do paciente coberta, comece a lavar os braços e o peito. Trabalhe seu caminho até as pernas, mantendo o paciente coberto com uma toalha nas áreas onde você não está tomando banho. Esponja as costas e as nádegas por dez minutos. Desta vez é essencial para reduzir a temperatura de forma eficaz. Continue a monitorar a temperatura do paciente em intervalos durante o procedimento do banho. Substitua a água morna se refrigerada. Se em algum momento o paciente se esfriar e começar a tremer, interrompa o banho.
Interrompa o banho quando a temperatura atingir o nível normal. Cubra o paciente com a folha de banho.