casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Existe uma ligação entre as infecções fúngicas e as pedras nos rins?

As pedras nos rins podem ser uma condição extremamente dolorosa, muitas vezes exigindo cirurgia. Nos últimos anos, tem havido uma crescente conscientização sobre o debilitante conjunto de sintomas associados ao micróbio candida albicans, que causa infecções por leveduras que variam de aftas a distúrbios muito mais graves. Muitos especialistas sugerem agora que pode realmente haver uma ligação entre candida albicans eo desenvolvimento de alguns tipos comuns de pedra nos rins.

Candida albicans

Candida albicans é uma levedura encontrada comumente no trato gastro-intestinal. Em um indivíduo saudável, pode não causar danos, mas em indivíduos com baixa imunidade ou com um sistema digestivo comprometido, foi demonstrado que ele se prolifera e causa muitos problemas de saúde. Estudos mostraram que um déficit de bactérias "boas" no estômago, como muitas vezes é causado por um ciclo de antibióticos, pode permitir que a levedura Candida albicans prolifere e afete negativamente a saúde.

Pedras Renais

A função dos rins é remover os resíduos do sangue. O lixo é transferido para a bexiga para ser excretado como urina. No entanto, certos produtos residuais podem cristalizar nos rins e, eventualmente, formar cálculos renais dolorosos. A maioria das pedras nos rins é composta principalmente de compostos de cálcio, particularmente oxalatos de cálcio. Os oxalatos são compostos naturais encontrados em muitos alimentos diferentes, principalmente frutas e vegetais, embora em níveis baixos. Candida albicans, bem como outras leveduras e fungos são conhecidos por serem fontes de oxalatos.

Oxalatos

Como os oxalatos ocorrem naturalmente nos alimentos é difícil evitar o seu consumo, mas há algumas evidências para sugerir que candida O supercrescimento de albicans aumenta a presença de oxalatos. O médico naturopata Tracy Tranchitella sugere que não só a candida albicans é uma fonte direta de oxalatos, mas também que a falta de bactérias digestivas "boas" - causadas pelo crescimento excessivo de cândida - pode exacerbar a absorção e o efeito dos oxalatos.

Existem evidências adicionais de que os oxalatos inibem o sistema imunológico. Quando isso acontece, o corpo é menos capaz de se defender contra patógenos como a Candida albicans. Indiretamente isso pode causar a proliferação de levedura candida, que por sua vez aumenta os níveis de oxalatos formadores de pedra. Estudos clínicos descobriram que alguns cálculos renais e vesicais estão infectados com leveduras candida, precipitados com cristais de oxalato e invadindo as áreas circundantes.

Evidence

Existem evidências convincentes de uma conexão entre infecções fúngicas e rim oxalato de cálcio. pedras. Os níveis de oxalato são aumentados pela presença de candida e, por sua vez, o crescimento de cândida é estimulado pelo aumento da atividade de oxalato. No entanto, embora a pesquisa mostre um círculo vicioso conectando os dois distúrbios em alguns casos, não há evidências que sugiram que os dois distúrbios sempre coexistam.