casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são os perigos da galvanoplastia?

As pessoas usaram eletrodeposição por milhares de anos. Artefatos do Peru mostram sociedades antigas revestidas de máscaras cerimoniais com ouro. O processo de eletrodeposição usa alguns produtos químicos extremamente letais que podem resultar em morte. Embora a galvanoplastia represente pouco risco quando realizada corretamente, o descuido costuma causar a maior quantidade de perigo. Prevenir os perigos da galvanoplastia requer uma maior conscientização dos materiais tóxicos utilizados no processo.

A galvanoplastia aplica uma camada de material, geralmente um metal, na superfície de um objeto para dar-lhe novas propriedades, como uma superfície mais elegante ou aparência mais agradável, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA. O método mais comum de eletrodeposição usa um processo conhecido como eletrodeposição, que transfere íons metálicos de um objeto para outro, como uma bateria transfere eletricidade, segundo Walther Schwarzacher, professor da Universidade de Washington em Seattle.> Os riscos da galvanoplastia surgem quando os químicos corrosivos e tóxicos entram em contato com o corpo, de acordo com o "Manual de Engenharia de Galvanoplastia". Muitas vezes, as propriedades perigosas de alguns produtos químicos de galvanoplastia são agravadas pelo seu manuseio incorreto, como não usar óculos de proteção quando um produto químico acidentalmente espirra nos olhos.

Embora os efeitos reais da eletrodeposição na saúde dependam da produto químico específico, a maioria dos perigos para a saúde são muito graves. Os ácidos são mais frequentemente utilizados para galvanoplastia, e a maioria deles resulta em lesões e queimaduras quando eles tocam a pele, de acordo com o manual. Os solventes usados ​​para limpar os objetos antes do revestimento podem resultar em sensação de cabeça leve, dores de cabeça e até morte. A galvanoplastia no local de trabalho resulta em 20% a 25% dos ferimentos relacionados à indústria, como hematomas e esforços causados ​​pelo levantamento de tanques pesados ​​de produtos químicos.

A maioria dos perigos relatados de eletrodeposição se concentra nos riscos químicos, mas fogos em uma loja de galvanoplastia podem causar muito mais danos, mesmo que sejam mais raros, diz o manual. A galvanoplastia frequentemente usa agentes oxidantes, como o ácido crômico, que produzem explosões violentas quando acidentalmente combinados com cianeto, também comumente usado para galvanoplastia. Essas explosões podem então espalhar o fogo para os sistemas de ventilação de plástico que cercam o tanque de retenção de produtos químicos. Como a maioria dos perigos e perigos de eletrodeposição é o resultado de funcionários não manipularem adequadamente materiais, educação e segurança os incentivos são a melhor maneira de prevenir consequências graves para a saúde, diz o manual. Os funcionários devem saber o que fazer e para onde ir, caso entrem em contato com um produto químico. Os supervisores devem informar as autoridades de segurança do prédio sobre quais produtos químicos existem na instalação de galvanoplastia e seus efeitos.