A chuva, também conhecida como precipitação, envolve a condensação da água no ar. Quando o ar aguenta mais o peso da água, cai na terra sob a forma de granizo, chuva, neve ou granizo. A chuva é parte do interminável ciclo da água, onde a chuva caída eventualmente evapora, fica armazenada pelas nuvens e cai na terra novamente para repetir o processo. As vantagens observadas na precipitação contribuem para os sistemas meteorológicos da Terra, as estações e a sobrevivência de todas as plantas e animais.
Human Life
Os seres humanos precisam de uma fonte constante de água fresca para sustentar suas vidas, e isso ocorre como resultado direto de chuvas adequadas. O sistema digestivo humano precisa de água para quebrar os sólidos. A água libera o sistema humano de substâncias tóxicas, expulsando o suor, a urina e a matéria fecal. A água amortece as articulações humanas, permitindo o movimento sem fricção. A água reduz a temperatura do corpo humano, ajuda o sangue a fluir e transporta oxigênio e nutrientes. O sistema linfático do corpo humano, composto de água, contém imunidades para ajudar a combater doenças.
Plantas
Plantas, árvores, grama e arbustos floridos, todos dependem da chuva para viver e se reproduzir. As raízes das plantas absorvem a água e a transportam para as folhas e caules, garantindo o crescimento das mudas para os estágios maduros do desenvolvimento. As plantas absorvem dióxido de carbono e expelem oxigênio, como resultado da fotossíntese, que fornece o oxigênio necessário à atmosfera para a respiração animal. Como resultado da precipitação adequada, as raízes das plantas crescem longas e resistentes, o que lhes permite manter o solo superficial unido. Raízes de plantas fortes reduzem a erosão do solo.
A água da chuva cai no chão e é absorvida no solo, alcançando locais no leito rochoso conhecido como aqüíferos. Os aqüíferos armazenam grandes volumes de água no lençol freático. Muitos poços artificiais alimentam-se diretamente do lençol freático, fornecendo água potável e balnear. A água nos aqüíferos viaja através das rochas sedimentares para outros locais, fornecendo às plantas e árvores uma fonte constante de água. Enormes quantidades de chuva sobre as regiões árticas soltam neve, trancando trilhões de galões de água fresca nos lençóis de neve e geleiras.
Ocean Movement
Chuvas influenciam o movimento dos oceanos produzindo correntes que se movem rapidamente . O pacote de neve coletado nas regiões do Ártico e da Groenlândia, produzido pela chuva, derrete e entra no topo da corrente do Golfo. A Corrente do Golfo funciona como um transportador, que transporta água mais fria do norte para os trópicos, onde se aquece e depois viaja de volta para o norte para repetir o processo. A corrente do Golfo influencia os sistemas meteorológicos da Terra, responsáveis por chuvas em algumas áreas e condições secas e secas em outras.
Inundação e Inundações
Inundação e inundações podem ter efeitos muito positivos em terras cultiváveis e áreas de delta. Uma vez que tal exemplo foi o Egito, quando fortes chuvas inundaram o rio Nilo durante o período de inundação. As águas da inundação produzidas pelas chuvas sazonais transportavam enormes quantidades de sedimentos sobre as margens e através das áreas baixas do delta. O lodo foi coletado e usado como fertilizante rico, resultando em melhor crescimento da cultura. Muitas outras áreas do delta da Terra experimentam o mesmo processo e se beneficiam de fortes chuvas.
Centrais Hidrelétricas
As usinas hidrelétricas usam um método muito antigo de produzir energia - elas aproveitam o movimento de rios em movimento rápido ou dependem da gravidade dos reservatórios, para impulsionar enormes turbinas. Como a produção de energia da usina depende da presença de água, a chuva é um fator necessário para manter o volume de água suficiente se movendo através dos tubos e das turbinas. A chuva fornece todo o volume de água necessário para operar usinas hidrelétricas, tornando-as livres de poluição. A chuva não custa nada como fonte de energia. Chuvas freqüentes e adequadas mantêm todas as usinas hidrelétricas em operação constante.