Tipos de Derrames
Existem dois tipos de derrames: derrames isquêmicos, que são mais comuns, e derrames hemorroides. Derrames isquêmicos são causados quando um coágulo de sangue bloqueia um vaso sangüíneo no cérebro. Quando o vaso sanguíneo se rompe e sangra no cérebro, isso é chamado de derrame hemorrágico. Derrames menores também podem ocorrer, chamados ataques isquêmicos transitórios (TIA), onde o suprimento sangüíneo é apenas brevemente interrompido. O tálamo é altamente suscetível à hemorragia intracerebral. Fatores de risco para hemorragia talâmica incluem hipertensão, diabetes mellitus e uso prévio de medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos.
Hemisfério Direito
Quando o derrame ocorre no lado direito do cérebro, a paralisia pode acontecer no lado esquerdo do o corpo. Isso ocorre porque a metade direita do cérebro controla a metade esquerda do corpo e vice-versa. Além da paralisia, o dano no hemisfério direito também pode resultar em dificuldade para raciocinar ou pensar após o derrame.
Hemisfério Esquerdo
Quando o derrame ocorre no lado esquerdo do cérebro, a paralisia também é possível lado direito do corpo. Após o derrame, pacientes com lesões no hemisfério esquerdo também podem ter problemas para falar, já que a região de linguagem do cérebro está localizada na metade esquerda do cérebro.
Sensory
Em um estudo feito pela American Associação Cardíaca, pacientes que tiveram derrames talâmicos sofreram sintomas hemisensoriais, que são sensações estranhas que ocorrem em apenas um lado do corpo. Partes do corpo que são afetadas incluem a face, braços e pernas, e estas são devidas à conexão do tálamo com o córtex cerebral.
Advertência
O tempo é crucial para evitar mais danos ao tálamo após um "stroke.", 1],Quanto mais tempo transcorrer após o acidente vascular cerebral, o efeito prejudicial para o tálamo aumenta e os sintomas se agravam. Devido a efeitos graves de um acidente vascular cerebral, como um coma, os pacientes podem exigir ajuda constante para atividades diárias.