casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quanto tempo as bactérias vivem nas superfícies?

Muitas questões surgiram junto com a consciência da causa da doença e da infecção. Uma das questões mais importantes, particularmente na proteção da saúde de sua família, é quanto tempo as bactérias e outros micróbios vivem em uma determinada superfície? A resposta pode surpreendê-lo.

Significado das bactérias A bactéria é a principal causa de doença e doença baseada em alimentos na maioria das pessoas. Isso porque existem literalmente trilhões de bactérias em qualquer superfície. Claro, quanto tempo eles vivem depende da superfície em si. Superfícies diferentes podem permitir que as bactérias vivam de apenas algumas horas a vários dias, ou mesmo meses.

O tipo de superfície menos favorável para as bactérias viverem é uma superfície dura e não porosa.; uma bancada, piso de ladrilho ou superfície de vidro é uma superfície deficiente para bactérias. Sob condições inalteradas, uma colônia de bactérias durará algumas horas nesse tipo de superfície, e menos ainda se for feita uma tentativa de higienização. Os produtos químicos usados em toda a casa, especialmente aqueles com alvejante, matam as bactérias ainda mais rapidamente. O mesmo acontece com a luz do sol; os raios ultravioletas da luz solar matam as bactérias quase que instantaneamente, porque os organismos unicelulares não têm defesa contra a radiação prejudicial.

Time Frame

Superfícies macias e molhadas (de preferência com bastante comida) são perfeitas para as bactérias. Pano, esponjas e carpetes que se molharam são excelentes locais para a proliferação de bactérias, porque os protege da exposição ao meio ambiente; ar seco ou luz solar, por exemplo. Essas superfícies devem ser completamente limpas, especialmente se elas começarem a cheirar "engraçadas" ou "amargas". Esses cheiros são uma certa indicação de que uma superfície está repleta de bactérias, porque esses cheiros são os gases que as bactérias emitem como parte de sua vida, reprodução e alimentação. Lavar uma esponja ou pano em água branqueada, ou usar um limpador a vapor em uma superfície mais macia, matará as bactérias rapidamente. Caso contrário, as bactérias poderiam viver nessas superfícies por dias (no caso de uma esponja) ou semanas (no caso de roupas) ou mesmo meses (no caso do tapete).

Considerações

O dinheiro é outra superfície sobre a qual as bactérias podem viver por algum tempo. O papel-moeda é frequentemente o pior, mas mesmo com as moedas, as bactérias podem viver pelo menos por várias horas. A maior parte do dinheiro é tocada por centenas ou milhares de pessoas, entra em contato com uma variedade de superfícies e é porosa, permitindo que as bactérias migrem profundamente dentro das fibras para evitar riscos ambientais. O dinheiro pode hospedar bactérias por várias semanas de cada vez, e se usado com frequência (como notas de US $ 1, US $ 5 e US $ 20) pode ser reinfectado repetidamente.

Aviso

Acima e além de todas as superfícies que as bactérias gostaria de viver, mãos humanas são talvez as suas favoritas. Usamos as mãos para tocar em tudo, desde as fezes do cachorro até o garfo no nosso prato. Nós apertamos as mãos, tocamos dinheiro e tossimos ou espirramos em nossas mãos. Centenas de variedades diferentes de bactérias, desde inofensivas até altamente infecciosas, residem nas mãos das pessoas o tempo todo. A prevenção mais importante para a disseminação de bactérias é lavar as mãos. Qualquer sabão com água morna, espuma saudável e fricção vigorosa será suficiente, não ajuda a ter um "sabonete anti-bacteriano" se você não lavar bem o suficiente. Na verdade, o uso indevido de sabão anti-bacteriano pode tornar esses micróbios mais fortes, negando os efeitos do sabão antibacteriano. De fato, a American Medical Association e a Food and Drug Administration questionaram o uso da eficácia do sabonete antibacteriano contra a disseminação da infecção e teorizaram que tal uso abusivo tornaria a infecção mais provável no futuro. , , ] ]