Os primeiros tubos de pasta de dentes, aparecendo em cena na década de 1890, originalmente eram feitos inteiramente de metal. Na década de 1940, por causa da escassez de metais durante a Segunda Guerra Mundial, eles foram construídos de uma mistura de plástico e metal. Cem anos depois de sua invenção, os tubos de pasta de dente tornaram-se completamente fabricados de plástico como os conhecemos hoje. Um dentista de Connecticut chamado Washington Sheffield introduziu tubos de pasta de dente de metal colapsáveis em 1892. Sheffield também o provável inventor do creme dental, embora a Colgate Company também reivindique essa conquista. O dentista começou a usar creme dental em sua prática na década de 1850, e começou a vender comercialmente o Creme Dentifrício do Dr. Sheffield na década de 1870, após elogios continuados de seus clientes. Tanto a empresa quanto a Colgate vendiam sua pasta de dentes em potes e, quando a Colgate trocou para tubos, eles ligaram para o novo produto Colgate Ribbon Dental Creme. Na Grã-Bretanha, na mesma época, o creme dental da Beecham também começou a ser vendido em tubos dobráveis. Antes da pasta de dente, as pessoas geralmente usavam pós para limpeza de dentes. Sheffield teve a idéia do tubo do filho, que viajou para Paris e viu artistas usando tinta a óleo de tubos de metal. Os primeiros tubos de pasta de dente foram feitos de estanho e chumbo, e permaneceram basicamente os mesmos até uma escassez de metal durante a Segunda Guerra Mundial. O Conselho de Produção de Guerra restringiu o uso de muitos tipos de metal, incluindo estanho, chumbo e alumínio, criando uma crise potencial na indústria de tubos de creme dental. Líderes do setor de alumínio receberam aprovação para uma ideia de depósito de salvamento onde os consumidores poderiam comprar um novo produto de tubo se eles se transformassem em algum tipo de produto de metal usado. Durante a guerra, os fabricantes começaram a criar tubos de pasta de dente de alumínio e plástico, enquanto a maioria do estanho e chumbo foi para uso militar.
Considerações
Fabricantes estavam fazendo tubos feitos completamente de plástico na década de 1950 para loção bronzeadora mas esse tipo de tubo de polietileno não funcionava para a pasta de dentes, pois era muito poroso e reagia com os ingredientes da pasta de dente. Eventualmente tubos de pasta de dente totalmente de plástico foram introduzidos na década de 1990 e substituíram rapidamente a combinação de plástico e alumínio.
Benefícios
Tubos de plástico têm uma vantagem funcional distinta sobre tubos de metal - tubos de metal são muito mais propensos do que plásticos aqueles para rasgar ou obter um buraco neles quando enrolados. O creme dental sai das perfurações, o que é um negócio confuso. A pasta também pode ficar seca do ar que entra no tubo.
Considerações
Os tubos de metal têm algumas vantagens sobre os tubos de plástico. Eles ficam mais enrolados do fundo e, por causa disso, são menos propensos a puxar o ar para dentro porque a pasta fica na abertura superior. Tubos de metal ainda são comumente usados para pintura a óleo e certos géis contendo produtos farmacêuticos e suplementos, para evitar que o ar entre no topo. O ar pode secar o produto, ou pode causar oxidação que pode resultar em alguma degradação.