O corpo humano é capaz de causar um mau cheiro. Isto é normalmente devido a bactérias que vivem e dentro de nós. O odor corporal é comum entre muitas doenças e condições, como problemas hepáticos ou renais, tumores da boca ou do estômago, câncer do colo do útero, dentes apodrecidos e doença periodontal, cetoacidose e tireoide hiperativa. Se você está sofrendo de mau odor corporal apesar da higiene adequada, definitivamente vale a pena agendar uma consulta com seu médico.
Odor e Doença Corporal
Existem várias condições e doenças que podem contribuir para o odor corporal. Problemas hepáticos podem ser hereditários ou ocorrer devido a um vírus ou à exposição ou ingestão de produtos químicos. Se os problemas do fígado são duradouros, eles podem levar a complicações sérias. Odor corporal incomum e /ou mau hálito são sinais de potencial doença hepática. Com doença hepática, ocorre sudorese excessiva. Quando o corpo produz um odor fétido parecido com ovos podres, é um sinal de problemas no fígado ou doença.
Outra fonte de ordem do corpo é a boca, que abriga mais de 600 espécies diferentes de bactérias, algumas das quais ", 1],Alimentos presos nos dentes é um culpado do mau hálito. Como os alimentos também começam a digerir, absorvem a corrente sanguínea e são liberados pelos pulmões, produzindo mau hálito. Mau hálito também pode ser um sinal de uma doença grave, como a doença periodontal.
O câncer do colo do útero contribui para 34% dos cânceres em mulheres. A detecção precoce desta doença pode ser possível se você estiver ciente dos sintomas. Com câncer do colo do útero, odores incomuns e /ou descarga são um sintoma comum.
A cetoacidose é uma doença que ocorre quando os diabéticos não conseguem monitorar e cuidar do açúcar no sangue. Com cetoacidose, uma pessoa sofre não só de um mau hálito frutado, mas também ocorre um odor corporal pungente.
Glândulas tireoidianas hiperativas também causam odor corporal. A glândula tireóide faz com que uma pessoa suar. Quando está trabalhando em tempo duplo, como no hipertireoidismo, o corpo excreta quantidades excessivas de suor mesmo com pouco ou nenhum esforço. Se você está experimentando uma quantidade não natural de suor e odor corporal, pode ser resultado de uma tireóide hiperativa. Basicamente, toda a comida que você come começa a ser quebrada em sua boca. Como os alimentos são digeridos e absorvidos em sua corrente sanguínea, eles são eventualmente levados para os pulmões e expelidos em sua respiração.
Outras condições e doenças podem resultar em odor corporal também, no entanto, estas são as mais comuns.
Dicas
Se você estiver sentindo um odor corporal incomum, agende uma consulta com seu médico. No entanto, enquanto você está esperando para ser visto, existem algumas estratégias para controlar os odores desagradáveis: Despeje 1 xícara de peróxido de hidrogênio em sua água de banho. Limpe a área de onde o odor está vindo com vinagre branco. Finalmente, em áreas onde ocorre uma forte pressão, use pó de talco ou bebê.