Latas de ar comprimido usadas para limpar computadores são seguras e eficazes quando usadas corretamente. No entanto, se mal utilizado, pode ser perigoso e potencialmente letal. Uma lata de ar comprimido contém um propelente que mantém a pressão necessária para forçar a substância através do bocal da lata. Popular entre os adolescentes, porque é barato e fácil de comprar, inalar limpador de computador também é chamado de "huffing" ou "dusting" e resulta em sérias conseqüências.
Efeitos a curto prazo
Quando você inala produtos químicos, incluindo limpador de computador enlatado, seus pulmões absorvem os produtos químicos e os distribuem pelo corpo. Isso traz uma sensação de intoxicação, incluindo confusão, tontura e euforia. Os usuários podem ficar tontos, sentir falta de julgamento e desenvolver dores de cabeça. A substância química pode prejudicar a fala e levar a uma paralisia temporária com duração de cinco minutos ou mais. Às vezes, a inalação causa espasmos musculares, dor abdominal e alucinações. Alguns usuários sofrem de náuseas e vômitos. Os usuários podem se queixar de dormência na garganta e na língua. Sinais visíveis de que alguém pode estar inalando limpador de computador são olhos lacrimejantes e um corrimento nasal vermelho.
Efeitos a longo prazo
Espanadores frequentes podem danificar o hipocampo, a área do cérebro que controla a memória. Eles podem se tornar incapazes de aprender coisas novas ou podem ter dificuldades em participar de conversas. Abuso por inalação a longo prazo também pode quebrar um tecido adiposo que envolve e protege algumas fibras nervosas do corpo. Esse tecido ajuda as fibras nervosas a transmitir suas mensagens de maneira rápida e eficiente. Danos ao tecido causam dificuldade em realizar ações básicas, como falar e andar. Outros efeitos sofridos pela inalação a longo prazo do limpador de computador são a falta de coordenação, perda de peso, fraqueza muscular, dano ao rim ou fígado e depressão. A maioria desses efeitos são irreversíveis e ameaçam a vida.
Muitos dos efeitos causados pelo huffing freqüente, incluindo danos nos rins e fígado, perda de peso e depressão podem levar à morte. No entanto, usuários infrequentes ou mesmo pela primeira vez podem morrer por inalar o limpador de computador. Qualquer usuário, seja frequente, de longo prazo ou pela primeira vez, pode morrer de uma condição chamada Síndrome da Morte Súbita de Farejamento. A condição causa insuficiência cardíaca e pode atingir qualquer pessoa sempre que inala os produtos químicos em solventes e sprays de aerossol. No Reino Unido, 39 por cento das mortes por huffing ocorreram durante a primeira vez do usuário. , , ] ]