casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são os estágios da síndrome de Sjögren?

A síndrome de Sjögren é uma doença auto-imune que afeta aproximadamente quatro milhões de americanos, de acordo com a Sjogren's Syndrome Foundation. Embora homens e mulheres de qualquer idade possam ser diagnosticados com Sjögren, é mais comum em mulheres com mais de 40 anos. Cerca de 50% dos pacientes têm síndrome de Sjögren primária, o que significa que não têm outra doença autoimune. Os outros têm síndrome de Sjögren secundária, ou seja, ocorre em conjunto com outro distúrbio autoimune, como lúpus ou artrite reumatóide. Embora os sintomas da síndrome de Sjögren possam ser divididos em três estágios, nem todas as pessoas diagnosticadas com a doença passarão por cada estágio. Estágio I

O estágio I da síndrome de Sjögren afeta suas glândulas salivares e canais lacrimais. A saliva reduzida faz com que sua boca fique seca, o que pode dificultar a fala e a alimentação. Também pode causar problemas dentários e infecções orais. Rasgando reduzido faz seus olhos sentirem secos e corajosos. Você também pode experimentar sensibilidade à luz e uma sensação de cansaço ou tensão nos olhos. Seus sentidos de olfato e paladar também são afetados, e você pode ter dores musculares, dores articulares, distúrbios do sono e fadiga. Se você é como 45% dos pacientes de Sjogren, sua doença permanecerá no estágio I.

Fase II

No estágio II da síndrome de Sjögren, você continua a sentir os sintomas do Estágio I, mas a inflamação crônica que caracteriza Sjögren pode começar a afetar os pulmões, rins, fígado, vasos sanguíneos e pele. Isso é causado pelos linfócitos, que antes só atacavam as células saudáveis ​​dos ductos lacrimais e glândulas salivares, atacando também outros tecidos saudáveis ​​do corpo. Os sintomas que você experimenta no Estágio II dependem de quais tecidos seus linfócitos estão atacando. Cerca de metade das pessoas diagnosticadas com Sjogren progredirão para este estágio.

Estágio III

No estágio III da síndrome de Sjögren, que afeta aproximadamente 5% dos pacientes, os linfócitos se tornam cancerosos, resultando em linfomas. O mais frequentemente diagnosticado é o linfoma de células B não-Hodgkin, observado em 44% dos pacientes.

Diagnóstico

Seu médico tem várias maneiras de diagnosticar a síndrome de Sjögren. Normalmente, ela começa encomendando vários tipos diferentes de exames de sangue para verificar se há sinais de inflamação ou certos anticorpos no sangue, que se desenvolvem em resposta à síndrome de Sjögren. Testes oculares e testes de diagnóstico por imagem também são ferramentas de diagnóstico úteis. Seu médico também pode fazer a biópsia das glândulas salivares, ou ela pode coletar amostras de sua saliva e urina.

Alguns pacientes no Estágio I de Sjogren podem administrar muito bem usando colírios e sempre tendo água à mão. Se esses remédios não funcionarem, ou se você e seu médico escolherem tratar a doença de forma mais agressiva, seu médico poderá prescrever medicamentos para estimular a produção de saliva, reduzir a inflamação e até mesmo suprimir o sistema imunológico. Certos tipos de cirurgia também estão disponíveis. O tratamento, claro, depende dos sintomas que você experimenta e do estágio da sua doença.