O aumento do custo da manteiga de cacau e o desejo por alimentos saudáveis levaram muitas empresas à procura de alternativas. Manteiga de cacau dá chocolate sua bondade gordurosa e aparência brilhante. No entanto, usando alternativas de manteiga de cacau em chocolate, assados e doces está se tornando uma escolha popular. As alternativas se dividem em três categorias - substitutos da manteiga de cacau (CBSs), substitutos da manteiga de cacau (CBRs) e equivalentes da manteiga de cacau (CBEs).
Substitutos da manteiga de cacau (CBSs)
Um substituto da manteiga de cacau é um composto gordo Isso faz com que seja mais saudável do que a manteiga de cacau tradicional, e o tipo certo de substituto pode oferecer o mesmo sabor e textura ao chocolate como a coisa real. Palm kernel ou óleo de coco são freqüentemente usados como CBSs em doces. Eles são mais fáceis de manusear quando usados em guloseimas de chocolate e têm um alto ponto de fusão. Ambos os substitutos também não cristalizam quando cozidos demais, como acontece com a manteiga de cacau. A desvantagem desses substitutos é que eles não se misturam bem com outras gorduras usadas para fazer chocolate. De acordo com Rick Schwartz da Cargil Cocoa and Chocolate, os substitutos da manteiga de cacau só conseguem misturar bem com receitas que têm 5% ou menos de outras gorduras.
Substitutos da manteiga de cacau (CBRs)
Óleos orgânicos podem ser usado como substitutos da manteiga de cacau em receitas de chocolate. Sua consistência permite que eles se misturem bem com o licor de chocolate, o que aumenta o sabor e a riqueza do chocolate. Os CBRs mais comuns são derivados de óleos de soja, caroço de algodão e palma. Cada uma dessas substâncias age de forma semelhante à manteiga de cacau, mas só é capaz de misturar com até 20% de outras gorduras.
Equivalentes à manteiga de cacau (CBEs)
A alternativa mais benéfica à manteiga de cacau é um equivalente à manteiga de cacau . Os CBEs são similares em nutrição e teor de gordura à manteiga de cacau real, uma vez temperados. O óleo de palma e de carité é frequentemente usado como uma alternativa de baixo custo à manteiga de cacau. Ambos não têm uma quantidade máxima de gordura com a qual possam ser misturados, o que os ajuda a serem versáteis em chocolate, doces e outros doces. A quantidade certa de óleo depende da textura e consistência de uma receita. Mais óleo é usado para substituir a manteiga de cacau no chocolate, mas menos será necessário em doces devido à alta temperatura de cozimento. Qualquer tipo de substituição é um processo de tentativa e erro para encontrar o equilíbrio certo que não diminui o sabor e a qualidade do produto.