Remover sua vesícula biliar pode levar a grandes mudanças em seu estilo de vida. Muitos dos alimentos que você costuma comer podem causar dor ou desconforto após a cirurgia. Isso ocorre porque seu corpo não é capaz de processar alguns alimentos muito bem no início, o que pode levar a uma série de problemas digestivos, enquanto seu corpo tenta se adaptar. Usando o bom senso, você deve ser capaz de minimizar esses episódios e manter seu trato digestivo em equilíbrio enquanto se ajusta ao funcionamento sem a vesícula biliar.
Perceba que alguns problemas da vesícula biliar são originalmente exacerbados por dietas ricas em alimentos. que jogam fora o equilíbrio da própria bílis. Enquanto seu corpo se ajusta ao funcionamento sem uma vesícula biliar, é ainda mais importante que você evite esses alimentos.
Evite alimentos que tenham alto teor de gordura ou ácido. Até que seu corpo tenha tido tempo para curar e ajustar, fique longe de carne vermelha, carne de porco, manteiga, frituras, laticínios e ovos. No que diz respeito às bebidas, fique longe de sucos de frutas (além de uva e maçã) e todas as bebidas cafeinadas, alcoólicas ou carbonatadas. Até mesmo café descafeinado e chá devem ser evitados.
Inclua alimentos em sua dieta que promovam a boa saúde de seu sistema biliar e de seu sistema digestivo em geral. Fontes de fibras como alface e grãos são maravilhosas, assim como frutas e vegetais ricos em vitaminas, como beterraba, tomate, pepino, abacate, uva e cenoura. Aumente seus níveis de fibra lentamente. Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como óleo de semente de linho e salmão, também são benéficos em pequenas quantidades.
Espero que você seja um dos 60% das pessoas que não têm problemas adicionais, uma vez que eles terminaram de se curar da remoção da vesícula biliar. Os outros 40% podem sentir algum inchaço, gases ou desconforto durante semanas, meses ou até mais após a cicatrização, sempre que comerem alimentos semelhantes aos mencionados acima. Dê a si mesmo pelo menos duas a quatro semanas após o tempo em que todos os sinais físicos da cirurgia tenham sido curados antes de tentar reintroduzir esses alimentos em sua dieta, e faça isso em quantidades extremamente pequenas no início.
Comer pequenas refeições ao longo do dia em intervalos regulares pode ajudar seu corpo a regular a produção de bílis.
Dica
Se você comeu uma dieta rica em alimentos problemáticos antes de sua vesícula biliar cirurgia, faça um esforço para evitar voltar a esses extremos. Em excesso, esses alimentos ainda podem causar outros problemas digestivos.
Entre em contato com seu médico imediatamente se tiver qualquer dor anormal ou outros problemas enquanto se recupera da remoção da vesícula biliar.