A leptina, o hormônio "estou cheio", indica ao seu cérebro que você está cheio. Quanto mais gordura em seu corpo, mais a leptina resiste e se recusa a dizer ao seu hipotálamo que você está satisfeito. A resistência à leptina é uma séria barreira à perda de peso.
A leptina foi descoberta pela primeira vez em 1994 por J.M. Friedman e colaboradores. De acordo com Dr. Scott Isaacs, MD, autor de "The Leptin Boost Diet" e "Hormonal Balance", não há nenhum teste eficaz para medir os níveis de leptina ou resistência, mas outros testes ou marcadores são usados para determinar os níveis de resistência à leptina.> Testes para ajudar a determinar os níveis de leptina
Tome o seu nível de açúcar no sangue após um jejum de 12 horas. Uma leitura matinal regular acima de 95 mg /dL é suspeita de resistência à leptina.
Faça um teste AC1 na sua próxima consulta médica. AC1 é uma média de três meses dos seus níveis de açúcar no sangue. Um AC1 acima de 5.6 sugere resistência à leptina.
Seja proativo e peça testes para Inibidor de Ativador de Plasminogênio-1 (PAI-1), homocisteína e Proteína C-reativa (PCR). O PAI-1 é uma proteína de células adiposas que aumenta a coagulação do sangue e a doença cardiovascular. A homocisteína também causa coágulos sanguíneos e doenças cardiovasculares. A PCR mede a inflamação, outro indicador de resistência à leptina.
Deixe uma amostra de urina para um teste de microalbumina na urina. Este teste detectará proteína na sua urina e resistência à leptina.
Verifique seu colesterol e triglicérides. A resistência à leptina está ligada ao alto LDL (colesterol ruim), triglicérides elevados e HDL baixo (colesterol bom).
Medir os níveis de andrógenos. Os homens terão testosterona baixa e as mulheres terão altos níveis de DHEA-S e altos níveis de androstenediona.
Faça um teste de tireóide. Um exame de sangue simples chamado teste de TSH é um indicador de problemas de tireoide associados à resistência à leptina.
Olhe para o fígado usando um teste de ultrassonografia. Gordura no fígado é um indicador de resistência à leptina.
Pergunte ao seu ob /gyn para uma ultrassonografia pélvica para detectar cistos ovarianos e endométrio no revestimento do útero. As mulheres com esses sintomas muitas vezes têm resistência à leptina.
Procure por sintomas físicos.
Verifique seu peso. Onde você está carregando sua gordura corporal e quanto é um indicador de resistência à leptina? Diabéticos e pessoas resistentes à leptina ganham peso rapidamente no meio e têm gordura corporal elevada.
Verifique seu sono. Fadiga e insônia são sintomas da resistência à leptina.
Monitore sua pressão arterial. Leituras acima de 130/85 indicam resistência à leptina.
Olhe para a sua pele. Marcas na pele, estrias e acantose nigricans (descoloração ou escurecimento da pele ao redor do pescoço, axilas e dobras que parecem sujeira, mas que não são lavadas) são sinais frequentemente perdidos da resistência à leptina.
Pergunte ao seu médico sobre a síndrome do ovário poli-cístico (em mulheres). Os sintomas da SOP são o crescimento de pêlos faciais, acne, problemas de fertilidade e ciclos menstruais anormais. Estes também são sintomas de resistência à leptina.
Advertências
Não use as informações deste artigo em vez de consultar seu médico.