Graças ao seu conteúdo de eugenol, o óleo de cravo-da-índia é um anestésico comum, anti-séptico e antifúngico. Seu uso como analgésico tem suas raízes na Europa do século IV, onde, quando a erva se tornou amplamente disponível, os dentes foram usados para tratar a dor de dente. Mas o eugenol no óleo de cravo pode ir do tratamento à toxina quando mal utilizado, e os efeitos podem ser fatais.
Efeitos internos gerais
Ingerir grandes quantidades de óleo de cravo não diluído pode resultar em náuseas e vômitos, dor de garganta sedação, convulsões ou doenças do sangue. Dificuldade em respirar e até mesmo fluido nos pulmões são possíveis.
A ingestão de óleo de cravo também pode causar danos ou insuficiência do rim e do fígado. Assim, as pessoas com distúrbios renais ou hepáticos devem evitar o uso de óleo de cravo em tudo.
As crianças são mais suscetíveis aos efeitos colaterais graves do óleo de cravo, mesmo em pequenas doses. Por esta razão, os suplementos de cravo, óleo de cravo e cravo não devem ser administrados a crianças com menos de 2 anos ou usadas por mulheres grávidas ou amamentando.
Risco de Hemorragia
Pesquisa de laboratório indica um aumento do risco de sangramento associado com cravo e óleo de cravo. Com base nesses achados, você deve reduzir a quantidade de óleo de cravo que usa medicinalmente, ou evitar usá-lo, se tiver um distúrbio de sangramento ou se estiver tomando medicamentos, especialmente anticoagulantes, que aumentam o risco de sangramento. Além disso, se você tiver uma operação agendada, pare de usar óleo de cravo antes de sua cirurgia.
Efeitos na boca
Óleo de cravo não diluído na boca pode causar uma sensação de queimação, perda de sensação ou dano tecidual. Porque o óleo de cravo pode danificar a polpa dentária, um maior risco de cáries também é possível.
O óleo de cravo tomado por via oral pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, por isso tenha cuidado se você tem diabetes ou hipoglicemia . Da mesma forma, se você tomar drogas, ervas ou suplementos que afetam o açúcar no sangue, você deve ter cuidado com o óleo de cravo, usando menos do que você ou nenhum. Monitorar os níveis de glicose no soro para qualquer alteração enquanto estiver a tomar óleo de cravo.
Reações alérgicas
Alergias ao óleo de cravo e outros óleos contendo eugenol não são inéditas. Os sintomas de alergia incluem erupção cutânea, comichão e falta de ar. Reações severas como anafilaxia são possíveis. Se você é alérgico ao óleo de cravo, ou se você tiver urticária em correlação com o uso de cigarros de cravo, você deve evitar o uso de óleo de cravo em qualquer capacidade.