Permanganato de potássio - também conhecido como "cristais de Condy" - é um agente oxidante. O cristal granulado ou roxo escuro inodoro é usado para remover cores, controlar gostos e odores, e gerenciar o crescimento biológico em plantas de tratamento de água, bem como para tratar doenças da pele como eczema e pé de atleta, de forma altamente diluída. Embora a forma diluída de permanganato de potássio apenas temporariamente manchas a pele, sua forma pura pode causar queimaduras, dor, inchaço e vermelhidão na pele. Você pode removê-lo das mãos lavando com água, mas a exposição ao permanganato de potássio de força total pode exigir atenção médica.
Remova uma forma diluída de permanganato de potássio lavando bem as mãos para limpar todos os vestígios . A coloração deve desaparecer sozinha dentro de 48 horas.
Imediatamente, lave as mãos que foram expostas ao permanganato de potássio com grande quantidade de água limpa por no mínimo 15 minutos.
Remova qualquer roupa e calçados contaminados para evitar o prolongamento da exposição à sua pele.
Visite um médico ou um pronto-socorro para examinar se tiver queimar ou sentir irritação da pele ou dermatite. Procure também atenção imediata se tiver sintomas de comprometimento do sistema nervoso central, como quedas, distúrbios emocionais, letargia, espasmos musculares involuntários, expressões faciais fixas ou fraqueza nas pernas. Estes são sinais de exposição crônica.
Dica
Permanganato de potássio é prejudicial quando inalado e pode danificar gravemente os olhos ea pele. Use roupas de proteção, incluindo macacões, botas, luvas e viseiras e protetores de rosto, ao manusear a substância em estado bruto - especialmente se estiver derramando em líquido, o que poderia causar salpicos.
Advertências
Não induza o vômito se você acidentalmente ingerir permanganato de potássio. Armazene o permanganato de potássio em um recipiente hermeticamente fechado, longe de materiais combustíveis.