Para obter produtos de consumo em nossa sociedade moderna, nos tornamos mais dependentes das embalagens. Apesar dos benefícios da embalagem, existem muitas implicações negativas. À medida que a população mundial aumenta, a demanda por embalagens aumenta e a necessidade de lidar efetivamente com o crescente lixo plástico está sempre presente. Isso é destacado pelo fato de que, de acordo com um relatório da Berkeley Plastics Task Force, a produção de plástico supera a reciclagem de plásticos em seis para um.
Migração química
De acordo com a International Plastics Task Force, produtos químicos - como o acetaldeído - podem migrar da embalagem plástica para o conteúdo da embalagem. Os plásticos associados a essa preocupação incluem poliestireno, PVC e polietileno.
Produção de embalagens plásticas
As embalagens plásticas são produzidas a partir do gás natural, que sobrecarrega um recurso que poderia ser utilizado em outros usos. Durante o processo estendido de produção de embalagens plásticas, plastificantes são adicionados para alterar as propriedades do plástico, incluindo o aumento de sua resiliência. Plastificantes tendem a vaporizar a partir do plástico, o que pode representar um risco para a saúde, de acordo com o Serviço de Informações de Transporte da German Marine Insurers. Uma série de outros aditivos químicos que são adicionados durante a produção de plásticos para melhorar suas propriedades têm implicações negativas para a saúde humana. O dietil-hexil ftalato é indutor de câncer, enquanto outros aditivos interferem no sistema endócrino humano e suprimem o sistema imunológico, levando também ao câncer e causando defeitos congênitos, de acordo com o planetthoughts.org, um site de vigilância ambiental. Emissões tóxicas no ar e na água são comuns em plantas de produção de plástico. Embora os recipientes e copos feitos de plástico de milho fossem considerados ecologicamente corretos, já que não eram produzidos a partir de derivados de petróleo, estes levam centenas de anos para serem biodegradáveis e não podem ser reciclados. Mais e mais terras agrícolas estão sendo colocadas de lado para a produção de plástico, o que afeta negativamente a produção de alimentos.
Reciclagem
Apesar dos recipientes de plástico carregarem um logotipo de reciclagem, muitos não são recicláveis, de acordo com o ecologista .org, um portal de informação sustentável. Os contribuintes estão pagando cerca de US $ 800 por tonelada para embalagens plásticas que são coletadas para reciclagem na calçada e uma porcentagem considerável desse plástico deixa os EUA para andar de bicicleta em outros países, onde os protocolos de reciclagem não são necessariamente tornados públicos. Embalagens feitas de resina plástica não são recicláveis. Green Living Tips indicou em fevereiro de 2009 que o uso global estimado de sacolas plásticas anualmente era entre 500 bilhões e 1 trilhão.