O corpo humano é uma máquina primorosa, em parte porque mantém a funcionalidade em uma variedade de ambientes. Os seres humanos podem prosperar em condições que vão do ártico ao equador, e com uma variedade de dietas e estilos de vida. Parte da razão para essa adaptabilidade é a capacidade do corpo de manter a homeostase.
A homeostase é uma palavra chique que significa "equilíbrio", e envolve muitas variáveis entrelaçadas que são surpreendentes de se considerar. A temperatura está entre as mais simples delas. O corpo suga para manter a calma e arrepios para ficar quente. Mas o corpo humano é magistral em equilibrar muitos outros fatores. A maioria é mais sutil, envolvendo a regulação de hormônios e outros produtos químicos corporais. Todos os sistemas do corpo se auto-regulam usando uma intricada coordenação de três papéis principais: recepção de sinal, controle centralizado e ação.
Todos os sistemas do corpo trabalham juntos para manter o equilíbrio no corpo, mas vários sistemas têm funções específicas. Dois dos sistemas mais importantes para manter a homeostase são os sistemas nervoso e endócrino. Funções corporais básicas, como frequência cardíaca e respiração, podem ser estimuladas ou retardadas sob o controle neural. O sistema nervoso ajuda a regular a respiração e os sistemas urinário e digestivo e interage com o sistema endócrino. Por exemplo, parte do cérebro aciona a glândula pituitária para liberar hormônios metabólicos em resposta à mudança de demanda calórica. Os hormônios também ajudam a ajustar o equilíbrio corporal de fluidos e eletrólitos, entre outros papéis importantes em todos os sistemas do corpo. Os papéis menos energeticamente caros, mas não menos importantes, na manutenção da homeostase incluem a capacidade do sistema linfático de combater infecções, a manutenção do oxigênio pelo sistema respiratório e os níveis adequados de pH, e a remoção de toxinas do sangue pelo sistema urinário. O corpo humano evita muitos desafios para a manutenção do equilíbrio. Uma dieta que não tenha os nutrientes certos nas quantidades corretas induzirá o corpo a compensar ou adoecer. A exposição a drogas, álcool e outras toxinas aumentam as funções excretórias, para que essas substâncias não se acumulem e danifiquem as células do corpo. Estresse e depressão podem desafiar os sistemas respiratório, cardiovascular e endócrino e, assim, enfraquecer suas respectivas habilidades para manter a homeostase. E o sono insuficiente pode trabalhar todos os sistemas do corpo com muita força, prejudicando o equilíbrio do corpo. Assim, enquanto o corpo humano é uma entidade incrível, com habilidades excelentes para contrabalançar insultos, estilos de vida saudáveis e escolhas podem ajudar muito.