Bisfenol A (BPA) é um produto químico usado para criar produtos de policarbonato. Desde a década de 1960, os fabricantes usam o BPA em recipientes de plástico duro e latas de alimentos. Estudos mostram que o BPA desses recipientes penetra nos alimentos e bebidas que eles contêm. De acordo com a Food and Drug Administration dos EUA, estudos recentes levantaram preocupações sobre o efeito do BPA no cérebro, comportamento e próstata de fetos, bebês e crianças pequenas.
Verifique o número de reciclagem na parte inferior do recipiente. Esse número, geralmente localizado em um pequeno triângulo, identifica o tipo de plástico do qual o recipiente é feito.
Determine se o triângulo contém o Nº 7. Os contêineres de BPA devem ter um número sete. No entanto, nem todos os produtos nº 7 contêm BPA. Ligue para o fabricante para ver se o produto é livre de BPA.
Procure os números "1", "2" ou "5" na parte inferior dos produtos. Contêineres com esses números são livres de BPA.
Avalie se o plástico é macio e maleável. Esses tipos de plásticos são normalmente livres de BPA. Recipientes de policarbonato contendo bisfenol A são geralmente feitos de plástico rígido e translúcido, como em garrafas de água e mamadeiras reutilizáveis.
Dica
Alimentos altamente ácidos, como tomates e frutas. sucos, lixiviar a maior quantidade de BPA de latas e recipientes de plástico. Compre esses tipos de alimentos em recipientes de vidro sempre que possível. As garrafas de água de plástico macio são isentas de BPA, mas destinam-se apenas a uma utilização. Não recarregue este tipo de garrafa. Use uma garrafa esportiva sem BPA.
Advertências
Evite usar recipientes de plástico em alimentos e bebidas de microondas. Mesmo que o contêiner afirme que é seguro para micro-ondas, não há estudos suficientes nessa área para garantir a segurança pública.