Transtornos que são um cheiro doce na pele. Esses distúrbios são tratáveis, embora alguns possam ser sinais de problemas subjacentes mais profundos.
Doença da urina do xarope de bordo
A doença da urina do xarope de bordo (MSUD) é uma desordem metabólica que é herdada geneticamente. Causa incapacidade para o corpo decompor os aminoácidos valina, leucina e isoleucina. Isso causa um acúmulo de níveis nocivos dessas substâncias no sangue. Os sintomas incluem perda de apetite, letargia, vômitos, urina que cheira a xarope de bordo, convulsões e coma. O tratamento envolve uma dieta isenta de proteínas, ingestão intravenosa de açúcares, gorduras e líquidos. A hemodiálise também pode ser usada como um meio de reduzir o nível de aminoácidos.
A acidose láctica é causa quando o nível de ácido lático na corrente sanguínea aumenta mais rápido do que pode ser removido. Os sintomas incluem náusea e fraqueza e um cheiro doce e frutado na respiração ou na pele. O tratamento é focado em alterar as causas subjacentes do distúrbio. Exames de sangue são necessários para verificar os níveis de eletrólitos. A causa mais comum de acidose láctica é o exercício intenso e prolongado, isto porque os níveis de ácido láctico aumentam à medida que os níveis de oxigênio diminuem. Também pode ser causada por AIDS, câncer, insuficiência respiratória, insuficiência renal e sepse.
Cetoacidose diabética
A cetoacidose diabética é uma complicação do diabetes. Ocorre quando há açúcar insuficiente no corpo para ser usado como uma fonte de combustível e gordura é usada em seu lugar. Cetonas - subprodutos da quebra de gordura - começam a se acumular no corpo com efeitos negativos. Os sintomas incluem fraqueza, sede freqüente, micção freqüente, fadiga, perda de ar, náusea, vômito e um cheiro doce ou frutado na respiração ou na pele. O tratamento envolve o aumento da dosagem de insulina e a reposição de líquidos perdidos.