casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que causa altos níveis de potássio no organismo?

Hipercalemia é o termo dado aos altos níveis de potássio circulantes no sistema sanguíneo do corpo. O potássio é um eletrólito necessário para o bom funcionamento do metabolismo, freqüência cardíaca, regulação do tecido muscular e digestão. Enquanto o potássio é necessário, altos níveis dele têm muitos efeitos colaterais que podem levar a várias condições de risco de vida, incluindo insuficiência cardíaca e insuficiência renal. Causas da hipercalemia pode resultar da dieta ou do mau funcionamento da excreção celular do eletrólito.

Causas

Os rins são responsáveis ​​por manter a homeostase dos níveis de potássio, bem como de outros eletrólitos. Altos níveis de potássio podem indicar insuficiência renal, incluindo doença renal, glomerulonefrite, insuficiência renal aguda ou crônica, nefrite lúpica ou uropatia obstrutiva. Outras causas podem ser de baixos níveis de aldosterona, um hormônio usado na regulação dos níveis de potássio.

Sintomas

Alguns pacientes com aumentos leves de potássio no sangue não sentem sinais de nenhum sintoma. O sintoma mais comum de hipercalemia é uma frequência cardíaca irregular. Arritmias são comuns na hipercalemia, uma vez que o potássio é um dos principais íons usados ​​em potenciais de ação no tecido do músculo cardíaco. Os pacientes também podem apresentar outros sintomas, incluindo náuseas, vômitos ou fadiga. Um paciente com hipercalemia também pode ter um pulso lento e quase indetectável.

Tratamento Agudo

Os pacientes com hipercalemia podem entrar em parada cardíaca a qualquer momento. O tratamento de hipercalemia depende da condição do paciente. O tratamento a curto prazo para casos agudos inclui diálise e diuréticos. O cálcio é usado para combater a freqüência cardíaca anormal, e o bicarbonato de sódio é um tampão potente normalmente encontrado no corpo para manter os níveis de pH em neutro. Bicarbonato de sódio é usado para tratar a acidose causada pelo aumento dos níveis de potássio no sangue devido à insuficiência renal.

Tratamento a longo prazo

O tratamento a longo prazo se concentra em mudanças no estilo de vida da dieta. A redução da ingestão de potássio é a alteração mais importante que reverterá os efeitos prolongados da hipercalemia. Como a hipercalemia é freqüentemente um sinal de insuficiência renal crônica, os diuréticos de alça são administrados aos pacientes para ajudar a controlar os níveis de potássio e a retenção de líquidos. Como a hipercalemia afeta principalmente a freqüência cardíaca, vários testes são feitos para monitorar a saúde do coração. Os ECGs são usados ​​para observar arritmias potencialmente fatais. Os ECGs também são necessários para observar qualquer bradicardia prolongada (frequência cardíaca lenta) e fibrilação ventricular. Os médicos também farão testes que monitoram qualquer nível alto de potássio sérico para detectar insuficiência renal crônica progressiva.