Os rins removem os resíduos e o excesso de fluidos do sangue. Os produtos residuais incluem minerais que são normalmente dissolvidos na urina, mas às vezes se separam da urina e se formam em minúsculos cristais. Com o tempo, eles se aglomeram e endurecem em uma pedra nos rins.
Causas
Pedras podem se formar se não houver água suficiente na urina para dissolver completamente os resíduos ou se houver um alto nível das substâncias. que normalmente se formam em pedras - cálcio e oxalato. A urina normalmente contém produtos químicos que ajudam a impedir a formação de cristais e, se estes são baixos, há uma chance maior de formação de pedras. Algumas condições médicas, como infecções do trato urinário e distúrbios renais estão ligadas a uma maior chance de pedras, e inflamação crônica do intestino pode causar cálculos de oxalato de cálcio.
Tamanho
A maioria das fontes afirma que o tamanho de uma pedra a pedra nos rins varia de ser tão pequena quanto um grão de areia a tão grande quanto uma bola de golfe. Pesquisadores da Universidade do Missouri publicaram um estudo sobre o tratamento de pedras nos rins "grandes" no Journal of Endourology em setembro de 2009. Eles consideraram qualquer pedra nos rins acima de 2,5cm (0,98 polegadas) como sendo grande, e o tamanho médio das pedras grandes em seu estudo foi de 3cm (1,18 polegadas).
Significado
pedras nos rins não precisam passar para fora do corpo, desde que permaneçam no rim e não causem problemas devido ao tamanho ou quantidade. Mas eles causam dor severa se eles se movem para o trato urinário. É aqui que o tamanho e a forma se tornam importantes. Uma pedra pequena e lisa atravessa o ureter com mais facilidade do que uma pedra maior e irregular. Qualquer pedra causará dor, mas se for muito grande para passar facilmente através dos estreitos tubos do ureter, a dor continuará enquanto os músculos lisos tentam empurrar a pedra através do ureter. Pedras que são muito grandes ou irregulares são mais propensas a ficarem presas; então o fluxo de urina pode ser bloqueado, a dor aumenta e uma infecção pode começar.
Maior tamanho
Os médicos do Delaware Urological Associates afirmam que os cálculos renais que são maiores que 1 cm (cerca de 1/2 ") ) "raramente passam através do sistema urinário sem complicações." Eles também notam: "Para pedras com menos de 3 mm (0,12 polegadas) de largura, a chance de passagem de pedra espontânea é muito alta. Pedras com mais de 8 mm de largura têm 20% de probabilidade de passar espontaneamente por mais de um ano. ”Pedras maiores que 8 mm podem acabar bloqueando o trato urinário e causando sangramento. Pedras grandes demais para passar geralmente são quebradas. em pedaços menores usando ondas de choque para que eles possam passar através da urina.Se isso não funcionar, então a cirurgia é necessária para remover a pedra.