O baixo volume sanguíneo (hipovolemia) é a condição de ter quantidades perigosamente baixas de sangue circulante dentro do corpo. O baixo volume de sangue pode ser causado por uma lesão no corpo ou por uma condição médica que resulte em hemorragia ou hemorragia interna. Esta condição pode ser muito perigosa para uma pessoa e pode causar uma série de sintomas e condições médicas. Pode até levar a choque hipovolêmico e morte.
Taquicardia
A Clínica Mayo relata que um coração normal bate 60 a 100 vezes por minuto. Taquicardia ocorre quando o coração bate muito rápido e esse espancamento pode ser aumentado significativamente acima do nível normal. Isso pode ser muito desconfortável para o doente e em algumas situações, a taquicardia pode ser fatal. O baixo volume sanguíneo leva à taquicardia porque o coração está tentando compensar a falta de volume de sangue no corpo. Isso faz com que o coração trabalhe demais, batendo mais rápido e mais rápido para tentar manter sangue suficiente nas extremidades (como pés, pernas, braços e mãos) e no cérebro.
Tontura /Desmaio
A tontura é outro sintoma de baixo volume sangüíneo. Pode ser causado quando o cérebro não está recebendo o suprimento de sangue e oxigênio que precisa para funcionar completamente. Algumas pessoas que apresentam esse sintoma relatam ter um sentimento nebuloso e tonto. Uma pessoa com este sintoma pode sentir a necessidade de se deitar ou sentar. Se a condição piorar, o desmaio pode acontecer. Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina, o desmaio é um sinal comum que é visto em idosos que tentam se levantar repentinamente.
Confusão
A confusão pode ocorrer em casos mais graves de baixo volume sangüíneo. Quando não há sangue suficiente para o cérebro, a pessoa não consegue pensar com clareza. Como resultado, ela tomará decisões erradas; outros podem até perceber que ela está exibindo comportamentos estranhos. Se o baixo volume sangüíneo piorar, a confusão pode se tornar cada vez mais grave e até resultar em inconsciência. Fadiga
A fadiga é um sintoma comum de uma pessoa que sofre de baixo volume sangüíneo. A fadiga é causada pela falta de sangue e oxigênio que está sendo bombeada por todo o corpo. Se não houver oxigênio suficiente fornecido ao cérebro, coração ou pulmões, o corpo começa a compensar essa perda, causando fadiga. Fadiga força a pessoa a descansar e, assim, reserva energia para funções vitais.
Diminuição da produção de urina
Diminuição da produção de urina é definida como produzir menos de 500 mililitros de urina em um período de 24 horas. Diminuição da produção de urina é um resultado quando não há sangue suficiente para executar adequadamente os rins e a bexiga. Isso pode causar um acúmulo de toxinas no corpo porque o corpo não é capaz de expulsá-las. Esta é uma condição médica muito séria e pode levar à necessidade de diálise se não for corrigida.