A desintoxicação tem sido um método popular para livrar as toxinas indesejadas que se acumulam no corpo. Em circunstâncias normais deste procedimento, seu corpo passará por alguns efeitos indesejáveis. Felizmente esses sintomas geralmente desaparecem após um curto período de tempo. Mas se você desintoxicar muito rapidamente, você também experimentará alguns efeitos colaterais indesejados. Você pode distinguir entre os dois por duração, persistência e gravidade.
Detoxification
Existem vários regimes de desintoxicação por aí. As pessoas escolheram jejuar, adotar uma dieta apenas de suco, tomar cápsulas de ervas e fibras ou comer apenas alimentos crus para desintoxicar seu corpo. Existem muitos programas comerciais de desintoxicação também. O principal objetivo por trás de programas de desintoxicação é eliminar toxinas e restaurar um equilíbrio saudável no corpo. Toxinas estão por toda parte e nós as inspiramos, bebemos água não filtrada, comemos alimentos com produtos químicos e pesticidas e consumimos alimentos processados e produtos açucarados. Essas substâncias indesejáveis se acumulam em nossos órgãos, tecidos, sangue e sistema linfático. Depois de algum tempo, podemos nos sentir fatigados, desenvolver distúrbios de pele, sono e metabólicas.
Sintomas de desintoxicação normal
Normalmente, quando você começa a desintoxicar, seu corpo passa por alguns sintomas normais e desagradáveis. Isto é devido às toxinas que estão sendo liberadas de seus órgãos e tecidos do corpo. Também o seu sistema imunológico entra em ação tentando eliminar esses poluentes. Você pode sentir como se estivesse gripando, porque alguns sintomas incluem náusea, febre, dores musculares, fadiga, dores de cabeça, sede, erupções cutâneas, diarréia e possivelmente vômitos. Você pode até ter distúrbios do sono ou alterações de humor. Isso acontece no início de uma desintoxicação e é conhecido como a "crise de cura" e deve diminuir após uma semana ou duas. Você também pode passar por retiradas de açúcar e cafeína, que também pode estar contribuindo para esses sintomas.
Detoxing Too Quickly
Você pode sentir febre, dores de cabeça, fraqueza, membros inchados ou rosto, pulso mais rápido, náuseas, vômitos, dor, erupções cutâneas ou erupções se você estiver desintoxicando muito rápido. Uma vez que alguns dos sintomas para o tempo de crise de cura são os mesmos para os sintomas de uma desintoxicação indo muito rapidamente, existem algumas maneiras de distinguir entre desintoxicação regular e sintomas anormais. O principal fator distintivo é a duração. Você pode dizer a diferença entre os dois, porque o período de crise de cura deve durar apenas a primeira semana. Depois disso, você deve se sentir melhor do que quando começou a desintoxicação. Se os sintomas piorarem, continue após as primeiras duas semanas ou seja persistente, isso pode indicar que você deve recuar um pouco na desintoxicação.
O que fazer
A melhor coisa que você pode fazer é beber lotes de água purificada ou chá de ervas.Isto irá liberar as toxinas do seu corpo, bem como evitar a desidratação. Desacelere um pouco a desintoxicação também. Se você está em jejum para desintoxicação, você pode cortar o jejum até começar a se sentir melhor e, em seguida, começar de novo lentamente. Tome um banho quente com algum sal Epsom para aliviar as dores musculares e ajudá-lo a relaxar. Esfregue sua pele no chuveiro ou no banho para aumentar o fluxo sanguíneo e estimular a liberação de toxinas. Coma alimentos fibrosos para manter as coisas se movendo através de seu sistema digestivo e eliminado de forma eficaz. Descanse para permitir que seu corpo se recupere. Como regra geral, você deve desintoxicar uma a quatro vezes por ano. Você não quer se desintoxicar com muita frequência, pois isso pode ser muito desgastante para o seu corpo.