Talstar é um produto químico usado na indústria de cuidados com o gramado como um inseticida. Somente trabalhadores comerciais de manutenção de gramados com permissão do governo podem ter acesso ao produto químico. É composto pelo ingrediente ativo bifentrina, que é classificado como um produto de uso restrito. Apesar do regulamento sobre o uso, Talstar ainda é amplamente utilizado.
Air Dangers
Como um inseticida, Talstar é letal, mas faz o trabalho muito bem, matando abelhas e pássaros que entram em contato contínuo com o químico. Aerotransportado, é inalado por seres humanos e animais, causando danos ao corpo.
Água Perigos
Talstar é altamente tóxico para os peixes. Acredita-se que a bifentrina, o ingrediente ativo do Talstar, se liga à sujeira e, ao fazê-lo, não se dissolve completamente. Esse recurso impede que o produto químico contamine ainda mais o lençol freático, mas coloca em risco a vida aquática. Estudos não foram feitos para medir os efeitos do Talstar em seres humanos que bebem água que contém bifentrina.
Quando em contato com a pele, Talstar é conhecido por causar erupções cutâneas e dormência. Sabe-se também que causa hemorragias nasais, tremores e convulsões em humanos e animais. Também pode acelerar o batimento cardíaco (um sintoma fatal para aqueles com pressão alta ou doença cardíaca). Os ratos de laboratório foram encontrados para ter aumentado os casos de tumores de bexiga. A bifentrina é classificada como carcinogênica. Foi encontrado para causar uma mutação genética que aumenta o risco de câncer. Talstar e outros pesticidas classificados como piretróide são encontrados para ser muito mais seguro do que os seus homólogos, os organofosfatos que foram proibidos anos atrás. Por esta razão, muitos paisagistas e especialistas em cuidados com o gramado aumentaram o uso de Talstar em áreas residenciais, especialmente em novas subdivisões. Este uso crescente está sendo investigado para efeitos em córregos e abastecimento de água.
Outros Ingredientes
Embora a bifentrina é o ingrediente ativo em Talstar, não é a única substância química perigosa no produto. O propileno glicol em Talstar é conhecido por causar danos nos rins e fígado se ingerido repetidamente. Também é conhecido por irritar os olhos e a pele, bem como matar a truta arco-íris.