Um dos equipamentos mais onipresentes da piscina, os óculos de natação são um composto de materiais. Combinando tecnologia com preferência pessoal e ocasional explosão de cores, o material dos óculos de proteção se afastou do primeiro conjunto bruto introduzido na década de 1960.
Função
Os óculos de proteção protegem os olhos de um nadador quando na água . A proteção é fornecida principalmente pela lente e junta, ou selo, que envolve a borda da lente. A lente é tipicamente feita de um policarbonato que é à prova de estilhaços, embora não seja resistente a arranhões. A vedação é feita de borracha endurecida, silicone ou espuma.
A maioria dos óculos inclui uma lente, gaxeta, correias e estojo. As lentes são de grau ótico típico para garantir clareza na água. Eles podem ser espelhados, coloridos ou claros. As lentes espelhadas e tingidas oferecem proteção UVA e UVB e são uma escolha inteligente para nadadores que usam piscinas externas. As escolhas de junta são conduzidas principalmente pelo conforto e escolha pessoal. As juntas de espuma podem não durar tanto quanto borracha ou silicone, embora possam inicialmente parecer mais confortáveis. Os tipos de alça mais populares são duas peças - duas alças que envolvem a cabeça individualmente - ou uma peça que se divide na parte de trás para cobrir a coroa posterior da cabeça. Correias são feitas de borracha ou silício. Os óculos de proteção vêm com uma caixa de poliéster que é resistente ou um estojo flexível que protege as lentes contra arranhões.
Os materiais de alta tecnologia dos óculos de proteção de hoje estão muito distantes do que foi desenvolvido inicialmente. Os nadadores do início da década de 1960 usavam óculos tão dolorosos que só podiam ser usados durante parte do treino. Os olhos cavaram os olhos do nadador e as correias de borracha fizeram sulcos dolorosos no rosto e na cabeça do nadador. Hoje em dia, os materiais usados para óculos permitem velocidade, conforto e durabilidade.
Potencial
Dados os avanços observados nas Olimpíadas de 2008, é provável que a tecnologia dos óculos de proteção seja a próxima a avançar. Os óculos de proteção já estão sendo introduzidos e usam novos níveis de tecnologia. Você pode medir sua velocidade e frequência cardíaca. Microprocessadores podem contar suas voltas para você e rastrear sua aceleração na água, tornando até mesmo o treino de um nadador de lazer mais eficiente.
Expert Insight
Verifique o fabricante de todos os óculos de proteção que você possa comprar. Fabricação barata de materiais baratos leva a óculos gotejantes e frustração na piscina. Certifique-se de que as gaxetas estejam bem vedadas à lente, pois nenhum material de alta tecnologia pode suportar água se não estiver aderido corretamente à lente. Certifique-se também de que existem peças de ponte de nariz variáveis, pois o nariz pode ser mais largo ou mais estreito que a média. Se você está comprando para crianças, certifique-se de que seus óculos de proteção caibam adequadamente, pois podem ocorrer danos oculares nos óculos que foram ajustados com muita força aos rostos dos jovens nadadores. O material de alta tecnologia usado nas juntas deve minimizar as linhas que você vê nos olhos do seu filho. Se essas linhas não desaparecerem depois de alguns minutos fora da água, verifique se os óculos estão em forma e se há vazamentos nas juntas.