casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O que é um teste SAP 10-50?

Um teste do SAP (Painel de Abuso de Substância) é uma triagem para vários tipos de drogas ilegais, usando amostras de urina comumente administradas por empregadores, oficiais de condicional e departamentos de atletismo. Os números que seguem o código SAP detalham o intervalo e os requisitos do teste.

Drogas filtradas

O primeiro numeral após a designação SAP refere-se a uma lista de 10 classes de drogas ilegais ou restritas comumente usadas recreativamente. Esta lista inclui anfetaminas, barbitúricos, benzodiazepinas (Valium), cocaína, cannabis, metadona, metaqualona (Quaaludes), opiáceos, fenciclidina (PCP) e propoxifeno (Darvon). Essas drogas são mais comumente testadas do que quaisquer outras, e o SAP-10 é o teste de triagem de drogas mais comum.

Nível de corte

O segundo numeral refere-se ao nível de corte do teste. Esta é a concentração necessária para testar positivo para qualquer um dos medicamentos - neste caso, 50 nanogramas por mililitro. Qualquer concentração de 50 ng /mL ou mais é um resultado positivo.

Limites de Detecção

Outra variável importante não está incluída no código do nome do teste. O limite de detecção de um teste SAP é a concentração mínima de um medicamento necessária para a detecção - não necessariamente para um resultado positivo. Este não é um fator legal, mas técnico; concentrações abaixo deste ponto simplesmente não podem ser detectadas pelo teste. O limite de detecção varia de teste para teste e de fármaco para fármaco.

Tempo de detecção

Embora o SAP-10 teste vários medicamentos simultaneamente, a janela de tempo necessária para detectar o uso varia entre os medicamentos. A cocaína, por exemplo, normalmente só pode ser detectada 12 a 48 horas após o uso, enquanto o tetrahidrocanabinol (a substância ativa da maconha) pode permanecer detectável por até uma semana para fumantes pouco frequentes e até dois meses no caso de uso crônico. br> Outros testes

Como o SAP-10 é geral e seu limite de detecção é alto, ele é administrado de forma barata. Caso um funcionário teste positivo para um determinado medicamento em um SAP-10, seu empregador pode optar por administrar um segundo teste, mais específico e mais caro. Isso geralmente será um teste de sangue. Os SAP-10s também são, às vezes, aumentados com testes adicionais caso um empregador suspeite da presença de um medicamento não coberto pelo SAP-10 original: os testes de LSD e MDMA (Ecstasy) são ambos adições comuns.