Ocasionalmente, você lerá ou ouvirá um anúncio de que certos números de lote de um produto foram recolhidos pela Food and Drug Administration (FDA). Esses números podem parecer um jargão científico projetado para manter os consumidores no escuro sobre os processos de fabricação de alimentos e medicamentos, o que pode, por sua vez, gerar confusão e medo para os consumidores que recentemente ouviram falar sobre um recall de produtos. Essa confusão e medo, no entanto, são injustificados. Na verdade, os números de lote devem ser uma fonte de conforto para os consumidores.
Conheça seus números
Entenda a origem dos números de lote. Os números de lote não são emitidos pelo FDA. Pelo contrário, eles são emitidos pelo fabricante do produto. Quando os fabricantes produzem um produto, eles o fazem em lotes. Cada lote recebe um número exclusivo que possibilita aos fabricantes rastrear exatamente quando um problema ocorreu e quais produtos precisam ser recuperados. (Pense nisso como o número do seguro social do produto.)
Por exemplo, sem muitos números, um problema com um frasco de Tylenol resultaria em cada garrafa de Tylenol sendo removida da prateleira. , tornando o medicamento indisponível para os consumidores. Com números de lote, os fabricantes podem remover os frascos específicos afetados, mantendo a disponibilidade do produto.
Entenda os procedimentos de recall do FDA. A FDA exige que os fabricantes de alimentos e medicamentos informem produtos que representam um risco para o público, sendo esses riscos divididos em Classe 1, Classe 2 e Classe 3. Classe 1 é quando o produto pode causar sérios problemas de saúde, Classe 2 é quando o produto pode causar problemas de saúde reversíveis ou tratáveis, e a Classe 3 é quando o produto provavelmente não causa problemas de saúde. Ambas as Classes 1 e 2 exigem press releases.
Encontre o seu número de lote. Se você souber sobre um recall de produto e tiver o produto em sua casa, encontre o número do lote, localizado na embalagem. O número do lote pode ou não ser rotulado como tal; em outras palavras, você pode ver "lote" seguido pelo número, mas nem sempre.
Ao procurar o número do lote, lembre-se de que ele não será impresso como padrão. parte do rótulo do produto, pois o rótulo do produto não muda, enquanto o número do lote muda a cada lote. Em vez disso, procure um número que esteja gravado na embalagem.
O relatório diz respeito a você mesmo. Embora o ônus de relatar produtos ruins recaia sobre o fabricante, existem meios para os consumidores relatarem alimentos e drogas prejudiciais. A FDA fornece coordenadores de reclamações de consumidores para todas as regiões dos Estados Unidos.
Esses coordenadores avaliam reclamações e podem determinar se a questão deve ser escalada e investigada, o que pode levar a FDA a forçar um Lembre-se que não foi solicitado pelo fabricante.