O estrogênio é um hormônio que ajuda o desenvolvimento, a maturação e o funcionamento do sistema reprodutivo feminino. Os ovários produzem a maior parte do estrogênio, enquanto o restante é produzido pelas glândulas supra-renais. A falta desse hormônio pode levar à osteoporose. Estrogênio excessivo, no entanto, pode levar a miomas, cistos, problemas de peso e câncer.
Os hormônios estrogênicos regulam o ciclo menstrual de uma mulher e afetam o trato urinário, sistema reprodutivo, vasos sanguíneos e coração. Em meninas, os níveis de estrogênio começam a aumentar por volta dos 8 anos. Esse aumento continua até o início do ciclo menstrual. O hormônio também tem um efeito significativo sobre a pele, o cérebro, as membranas mucosas, os cabelos e os ossos de uma mulher. Consumir quantidades suficientes de boro - a forma mais ativa de estrogênio - aumenta os níveis de estrogênio. Maçãs, avelãs, soja, amêndoas e legumes são ricos neste mineral.
Outras fontes naturais de estrogênio são alimentos lácteos, carne, tomate, cenoura, azeite, trigo, aveia e cevada. A ingestão de vitamina B-6, B-12, tiamina, riboflavina, niacina e ácido fólico, vitamina D, vitamina A e vitamina C são recomendados para manter os níveis de estrogênio. Além dessas vitaminas, ervas como prímula (óleo) e ginseng também são recomendadas para aumentar e manter os níveis de estrogênio adequados.
Níveis Elevados
Embora o estrogênio seja essencial, o estrogênio em excesso pode causar desequilíbrios hormonais que levam a problemas como enxaquecas, alterações de humor, depressão, miomas, ganho de peso, ondas de calor, pêlos faciais, insônia e acne.
Alimentos que diminuem os níveis de estrogênio incluem trigo painço, trigo, arroz branco, brócolis, repolho, cebolas, milho e frutas cítricas.
Baixos níveis
Mulheres com baixos níveis de estrogênio podem sofrer de osteoporose, que é a perda de densidade óssea, pressão arterial baixa, depressão, queda de cabelo, dores articulares, osteoartrite, pele seca, ganho de peso na menopausa, aumento dos níveis de colesterol e doenças cardíacas.
Manter níveis de estrogênio
O desequilíbrio de estrogênio pode afetar adversamente a saúde de uma mulher. Visite o seu médico para identificar qualquer desequilíbrio hormonal antes de tentar resolver o problema sozinho. As mudanças dietéticas devem ser feitas de acordo com o seu nível atual de estrogênio. Exercício regular é uma obrigação para a manutenção de estrogênio.
Álcool e cafeína devem ser consumidos com moderação, porque eles podem afetar negativamente o seu estrogênio. Seu consumo de alimentos orgânicos deve aumentar para manter os níveis de estrogênio. Alimentos à base de soja também são ricos em estrogênio natural.