Uma reação alérgica estimula a liberação de muitas substâncias - incluindo a histamina - que desencadeia sintomas como coceira, inchaço e espirros. Este produto químico também ocorre naturalmente em uma ampla variedade de alimentos. Normalmente, uma enzima em particular decompõe a histamina nos alimentos, impedindo quaisquer reações negativas. Algumas pessoas não têm essa enzima e comer alimentos ricos em produtos químicos pode desencadear sintomas semelhantes aos da alergia, uma condição conhecida como intolerância à histamina. Se você tem condições como rosácea ou eczema, urticária, angioedema (inchaço que ocorre abaixo da pele), rinite ou ataques de pânico, comer alimentos com histamina pode exacerbar esses problemas, relata a British Allergy Foundation. Você não pode eliminar completamente o consumo de histamina devido à sua presença em um grande número de alimentos, mas restringir as fontes mais ricas definitivamente ajudará.
Alimentos Fermentados
As enzimas microbianas presentes em todos os alimentos modificam o histidina dos aminoácidos em histamina. Estas enzimas estão presentes em grandes quantidades durante o processo de fermentação, tornando os alimentos fermentados uma das fontes mais ricas de histamina, de acordo com a International Chronic Urticaria Society. Exemplos incluem queijos como camembert, brie, gruyère, cheddar e parmesão, produtos de soja como tempeh, natto e miso, chucrute, picles, iogurte, bebidas alcoólicas e vinagre.
Outros alimentos com alto teor de histamina
Você vai também encontra grandes quantidades de histamina em muitos alimentos e bebidas vegetais e animais, incluindo anchovas, abacates, carnes processadas, frango, a maioria dos tipos de peixe, espinafre, tomate (especialmente sob a forma de ketchup, molhos e purês), frutas secas, frutas cítricas , bagas, damasco, cerejas, berinjela, cogumelos, pães contendo fermento e chocolate. Temperos ricos em histamina incluem canela, pimenta em pó, cravo, anis, noz-moscada, caril e pimenta caiena.
Alimentos que liberam histamina
Além de limitar alimentos e bebidas ricos em histamina, você também deve observar o consumo de itens conhecidos por desencadear a liberação de histamina do corpo. A British Allergy Foundation diz que conservantes como sulfitos, benzoatos, BHT e BHA, bem como corantes artificiais, podem ativar a liberação de histamina. Alimentos e bebidas que promovem a produção de histamina incluem álcool, banana, chocolate, ovos, peixe, leite, papaia, abacaxi, morangos, claras de ovos crus e tomates. Observe que alguns desses alimentos e bebidas também apareceram na lista de histamina alta, tornando duplamente importante restringir esses itens específicos.
Determinando a intolerância à histamina
Se você suspeitar que tem intolerância à histamina, deve evitar os alimentos acima mencionados, bebidas, temperos e condimentos por cerca de duas a quatro semanas para observar se você experimentar uma melhora em seus sintomas, recomenda a International Chronic Urticaria Society. O único tratamento para a intolerância à histamina envolve limitar a ingestão desses gatilhos. Tomar medicamentos anti-histamínicos também pode ajudar.